PÁGINA INICIAL

sexta-feira, novembro 30, 2012

Projeto incentiva sustentabilidade na agricultura familiar



Prezados,
eis uma maravilhosa matéria que a amiga Norma Lúcia, supervisora local da EMATER-RIO em São José de Ubá-RJ, acaba de compartilhar comigo. É com muita satisfação que sigo no compartilhamento... 
 


Todos os sábados, na Avenida Beira-Rio, no Centro de Itaperuna, Luciana Andrade expõe as hortaliças do Sítio Cambiocó, que fica na zona rural de São José de Ubá. Aos 36 anos, ela afirma com alegria ser, há dois anos, independente financeiramente do marido, o funcionário público José Francisco de Andrade. Sua renda varia de um a dois salários mínimos por mês. Além da feira, seus produtos são destinados para a merenda escolar da rede municipal de São José de Ubá.

Antes disso, a agricultora plantava somente couve na propriedade, o que, segundo ela, rendia pouco devido ao baixo valor pago pelo atravessador, que revende para o comércio. Em parceria com Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro), o Rio Rural implantou uma unidade de pesquisa no sítio de Luciana.


O Sistema Mandala de Cultivo Agroecológico consiste no plantio feito em círculos. Hortaliças e verduras ficam ao redor de um tanque de água. No Cambiocó, há ainda um minhocário, para adubar a terra sem o uso de agrotóxicos. Salsinha, agrião e alface são algumas das hortaliças plantadas. Cenoura, tomate cereja e temperos complementam o rodízio.


Com a barraca na feira, Luciana elimina o intermediário e diz que fatura bem mais.


— O que incrementou muito minha renda foram os produtos processados. As donas de casa compram aqui na feira e eu posso vender um pouco mais caro — diz Luciana, acrescentando que seus produtos nunca voltam para a propriedade.


— Às 9h, já estou com pouca coisa e meio-dia posso voltar para casa. Quero aumentar a variedade de folhas.


O sítio de Luciana tornou-se um exemplo a ser seguido. Constantemente o Cambiocó recebe visitas de universitários e de outros produtores que querem adotar a mandala adaptada. Produtores de Varre-Sai, São João da Barra e até da África já passaram pela propriedade.

Um comentário:

Valtrudes Lessa Andrade Neto disse...

A vida é dura para quem é mole, com as adversidades é que superamos nossos limites, parabéns a vocês, Luciana e José Francisco Filho.