PÁGINA INICIAL

quarta-feira, abril 11, 2007

- APICULTURA EM SÃO JOSÉ DE UBÁ -
Ubaenses em busca de diversificação para o município.O projeto/Programa Apicultura da Região Noroeste, é uma boa oportunidade de negócios para o Município de São José de Ubá/RJ, no tocante a diversificação de cultivos e criações. A Base do Programa consta-se de:
a) A cooperativa já esta pronta de fato e de direito, com todos os aspectos de gestão, chama-se COOPERAFA (Cooperativa Regional de Agricultores Familiares) e está situada no Município de Porciúncula/RJ.
b) O treinamento dos apicultores em São José de Ubá, realizou-se no período de 27 à 30/03 de 2007
c) Construção e casa de mel em cada município e montagem com centrífuga, decantador, mesa desoperculadora derretedor de cera.São José de Ubá já esta pronta e funcionando .
d) Onze (11) kits de materiais e apetrechos, para onze apicultores de cada município.
Então, dá para perceber que o incentivo já foi formatado, agora, basta o município reunir esforços entre todas as entidades do agronegócio, sempre pensando no retorno dos apicultores. E o mais importante, não há nenhuma necessidade de subtrair território de outras atividades agropecuárias do Município de São José de Ubá, a apicultura nacional é um bom negócio e a Cooperativa está aí para dar suportes, dentre outros, a comercialização de mel.
(matéria escrita pelo professor Miguel Angelo Engelhard - EMATER-RIO/Varre Sai)









Imagens, acima, do Curso de Apicultura realizado em São José de Ubá.
Coordenadora:
Norma Lúcia Vieira dos Santos (Supervisora Local da EMATER-RIO)
Equipe:
Evandro Almeida Teixeira
Tercio Seixas Martins
Raudicia Diniz Gervásio
Professor:
Miguel Angelo Engelhard (EMATER-RIO/Varre Sai)
Apoio:
Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia



Consideração Final:
Fiquei feliz quando recebi essa matéria para publicar. O motivo da felicidade foi observar que buscas estão acontecendo para o desenvolvimento do município, dentro do que é cabível.
Esse desenvolvimento pode acontecer em gotas homeopática (como diz meu amigo Geovar), mas o importante é sempre acreditar.
Tem um pensamento que acredito fazer sentido para essa publicação, então deixo aqui para os novos apicultores de São José de Ubá.
Aproveito a oportunidade para deixar também meus votos de muita sorte no novo projeto: ;)

"Só as árvores que não podem sair de seu lugar é que devem se sujeitar ao que lhe advém. Tu que podes, anda, luta, busca a realização de teus sonhos, pois nada é jogado dos céus. O sabor da conquista só é valorizado quando a luta é mantida sem esmorecimento." Anair Weirich


Para os que conhecem vão saber o que deixo escrito: já levei muita picada de abelha na venda do tio Molino pesando açúcar pra ele. Ninguém precisa temer, ao ir visitar uma apicultura, pois não dói muito :):):):).
Paz e Bem
Sandra Valeriote







Nenhum comentário: