PÁGINA INICIAL

domingo, novembro 05, 2006

UBAENSE AUSENTE
Dedicado ao amigo: LUCIANO LEITE
Esse texto, como os outros, publico com muita satisfação e muito carinho.
Ocorre que esse texto vem com uma satisfação e carinho especial, aos poucos, sendo feito a leitura, o motivo estará legível.Esse jovem/adulto, Luciano Leite, até a presente data, é um ubaense ausente (digo até a presente data pois diz um ditado que o bom filho a casa volta ;):):)). Um ubaense que carrega consigo o orgulho da sua origem. Ele não se encontra presente, na cidade, mas o cordão umbilical permanece ligado a São José de Ubá. Ainda bem! :)
A satisfação e o carinho especial ao qual mencionei, em publicar esse texto, se dá por uns dos fatos de que esse jovem/adulto, também, é aquele tipo de ser humano que podemos afirmar:
ESSE FAZ A DIFERENÇA PARA MELHOR NESSA VIDA.
Esse meio de comunicação, internet, é recente em São José de Ubá. E uma das, poucas, pessoas que foi acompanhando cada presença ubaense vindo fazer parte dessa rede digital foi o Luciano Leite. Isso pelo fato dele ter sido pioneiro na criação, dentro da comunidade orkut, de uma comunidade para São José de Ubá.
A internet aos poucos ia sendo instalada, para cada um, e cada um aos poucos ia fazendo parte da rede de amigos uns dos outros, ubaenses, dentro do orkut, e conseqüentemente apresentando através da comunidade de São José de Ubá sua origem. O que as pessoas precisam saber é que ao contrário da falta de cultura tão questionada entre os brasileiros, sendo São José de Ubá uma cidade interiorana, com recursos vindos em sua grande maioria da agropecuária - estando a mesma precária. A cultura, o bom comportamento, o respeito e principalmente a educação foi e é mostrada pela maioria dos ubaenses no mundo real, sendo que não teria como fugir a origem mesmo estando num mundo, dito, virtual. O município de São José de Ubá com ausência de praticamente tudo necessário para um crescimento intelectual, pode-se dizer que é um lugar de pessoas vencedoras.

Essa semana, passada, o ubaense Luciano Leite surge com outro presente para nós, os ubaenses e também aos não ubaenses, que é a comunidade criada no orkut intitulada:

ONG ENGENHO BRASIL.
Como eu muitos outros devem ter acompanhado uma matéria sobre a probabilidade do desaparecimento da população de peixes e animais marinhos, divulgada recente (o texto resumido se encontra abaixo) e a conseqüência que trará esse fato. Mas a situação, difícil, não está apenas nos peixes e animais marinhos. A situação desnecessária e temerosa está em toda a natureza que vem sendo destruída pelas mãos do homem com uma velocidade exorbitante. Velocidade essa que a natureza não está conseguindo acompanhar para se reconstruir.
Um ponto de vista bem pessoal seria que ninguém precisa sair por aí vestido de árvores, pássaros, peixes, etc, aos berros pedindo para salvar a natureza. Acredito que apenas uma conscientização humana de que mesmo não estando mais fazendo parte dessa vida/tempo presente/futuro próximo: amanhã, depois, daqui a 10, 20, 30...50 anos, somos, cada um, responsáveis pelo nosso planeta.

É muito fácil cuidar, manter, precaver...
Diz o ditado: Uma andorinha só não faz verão.
Aos que se encontram no orkut o link da comunidade:
ONG ENGENHO BRASIL
é esse: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22854494
Aos que não se encontram tendo a gentileza de comunicar aos conhecidos que no orkut estão, sobre essa comunidade, já é uma grande ajuda.
A matéria, resumida, sobre a pesquisa:
90% das populações de peixes e animais marinhos podem desaparecer até 2048
Um estudo publicado hoje pela revista Science mostra que 90% das populações de peixes e animais marinhos podem desaparecer até 2048, se a destruição dos oceanos e a pesca predatória continuarem no ritmo atual.
O estudo é um resultado da análise de dados colhidos nos últimos 46 anos. Eles mostram que 29% das espécies já estão ameaçadas de extinção. Mas os cientistas dizem que ainda há tempo de salvar o ecossistema marinho.

Dica: o cientista, inglês, James Lovelock possui matérias que vale a pena a leitura ;)
SALVOS DA EXTINÇÃO (que muitos outros sejam)
Triste o saber que algumas epécies, hoje, já se encontram apenas em imagens
PEIXE-BOI * SALVOS DA EXTINÇÃO

Um dos mamíferos mais ameaçados do País, o peixe-boi era uma espécie desconhecida até 1980.

No período colonial, o peixe-boi era facilmente encontrado pelas águas do Norte e Nordeste, onde servia de caça aos índios.
Antes, o peixe-boi alimentava comunidades indígenas que dele retiravam a carne. Usavam ainda seu couro para se aquecer e ossos para fazer utensílios e artefatos.
Depois da caça, o maior problema desse mamífero são os encalhes. As fêmeas precisam de áreas tranqüilas para parir seus filhotes. Com a diminuição dos mangues, seu habitat natural, elas dão à luz perto das ondas, que carregam os filhotes para a areia.
Um dos trabalhos para soltar os filhotes em mar aberto é amamentá-lo por dois anos e meio, recheando o cardápio com algas e capim.
Hoje só existem 500 exemplares de peixe-boi, graças ao trabalho dos pesquisadores do Projeto Peixe-Boi.
(Informação e imagens extraída do site: www.terra.com.br - Galeria de fotos)

10 comentários:

Anônimo disse...

A ONG terá como objetivos reflorestar áreas degradadas , manter áreas florestais , projetos educacionais , sociais e culturais.Toda ajuda será muito bem-vinda!!!Abraços à Todos!!!
Luciano Leite

Monique Eccard disse...

Uma causa muito nobre e solidária esta do Luciano Leite. Faço aqui minha ressalva de que temos que apoiar e muito este nosso "ubaense" querido. Deixando não só meu apóio a esta entidade, como também desde já meu oferecimento de qualquer ajuda, relacionada a este assunto, importantíssimo, para o nosso futuro, o futuro de nossos filhos!
Estou aqui, pronta para ser não apenas mais UM MENBRO na comunidade da ONG, mais sim. mais uma colaboradora, divulgadora..... apoiando sempre esta causa nobre e importante.

Monique Eccard disse...

Ressaltando também que a ONG foi criada exatamente no dia que fiz meus 3.5 aninhos de vida..então mais um motivo para dizer que ela é tudo de bom!!!! :)
;)......

Anônimo disse...

Olá, sou do Rio e gostei muito de conhecer esse blog.
São José de Ubá é uma cidade muito maneira, pena q está entre as cidades mais devastadas do Rio. Mas ainda bem q tem pessoas com iniciativas (sérias) que criaram a ong Brasil Engenho.
Conto com todos vcs para mudadar esse quadro!!
Abraços a todos os ubaenses.

Anônimo disse...

Olá, sou do Rio e gostei muito de conhecer esse blog.
São José de Ubá é uma cidade muito maneira, pena q está entre as cidades mais devastadas do Rio. Mas ainda bem q tem pessoas com iniciativas (sérias) que criaram a ong Brasil Engenho.
Conto com todos vcs para mudadar esse quadro!!
Abraços a todos os ubaenses.
Herivelto Rodrigues

Anônimo disse...

Obrigado pelo apoio!!!E o Senhor já está convidado para conhecer noosso projeto assim que liberarmos para visitações!!!Paz e bem!!!
Luciano Leite

Anônimo disse...

Essa ONG Engenho Brasil precisa de MUITO APOIO mesmo, pois a diferença é feita pelas atitudes, não pela fala.

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Há uns dois anos atrás estava no Sebrae em Itaperuna. Esperando meu momento de ser atendida peguei um livro e comecei a olhar as páginas, sem grande concentração, apenas para passar o tempo. Pois de repente me deparo com o seguinte título:
SÃO JOSÉ DE UBÁ: A CATÁSTROFE
Óbvio que no momento que li o título uma enorme concentração surgiu, e eis que a matéria que seguia era exatamente essa:
O município de São José de Ubá nos oferece outro exemplo que não deve ser seguido. O intenso e descontrolado uso de agrotóxicos na cultura de tomate da região, além de estar causando numerosos casos de câncer, já contaminou as águas subterrâneas. Em algum momento alguém será responsabilizado por estes crimes de poluição ambiental que afetam milhares ou talvez milhões de vidas. Cidade com destino a “Cidade Fantasma”. Fantasma da poluição, do câncer e da morte produzida pela devastadora ação depredadora do homem. Quem responderá por isto?
***
Pois bem, essa matéria li no livro: O Rio Muriaé e sua Ecologia – Geografia e História – ONG PURIS – Ecologia, arte e cultura
Acabei comprando o livro. Retornando a São José de Ubá fui atrás de pessoas que considerava ter condições para me falar sobre esse assunto, e, principalmente, se era fato ou não – a “tal” catástrofe - alguma decisão tinha que ser tomada: ou em relação a situação ou em relação a publicação feita (que considerei humilhante)
Pois depois de 2 anos falo novamente, no caso agora a essa nova ONG que está surgindo – se o problema existe, que seja reparado... Sem medos, sem buscar culpados (pois daí vem o atraso) ... Basta apenas ser analisado e sendo autêntica a situação, que se faça a diferença: com seriedade, respeito, competência. POR FAVOR :´(

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda Sandra!Paz e bem!!!Com certeza sera um dos pontos abordados no conselho.Obrigado.
Luciano Leite

Anônimo disse...

Assimetria e o mistério dos tomates

Às vezes é difícil decidir sobre o que escrever, mas não tenho muito do que reclamar. As idéias fervilham. Umas mais loucas que me levam ao ponto de narrar a história de um marciano adolescente de férias no Rio de Janeiro em pleno carnaval. Nada mal para quem sonha em escrever crônicas num jornal de grande circulação. Tudo isso, para avisar que não esperem simetria nesse texto. No final das contas, as coisas podem até se relacionar. Se isso é intencional? Descubra!
Meu lado publicitária enfim se revela, e cá estou fazendo uma “self promotion”; e não, isso não foi de propósito. Enfim, poderia falar sobre minhas características básicas, mas ficaria parecendo com uma das cartas de apresentação que faço para a faculdade. Como a intenção não é essa, deixemos de lado minhas qualidades. Quem me conhece sabe, e quem não conhece, pergunte a quem sabe, oras.
Chego ao assunto principal! Afinal havia prometido escrever sobre a cidade de São José de Ubá, e até agora só embromação. Bem, sou quase uma ubaense ausente. Mais ausente do que ubaense, diga-se de passagem. Porém, isso não desmerece o fato de que gosto bastante da cidade. E quando estiver lá no tal jornal famoso, escrevendo minhas crônicas, tratarei de fazer uma especialmente sobre o lugar, e revelá-la ao Brasil.
“Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara...”. Tá, essa música não tem muito a ver com Ubá, mas como ela não tem música própria, pego essa emprestada. Cidade de gente bacana e sorriso maroto, paisagem sem igual, bonita de se ver. Experimente depois de um dia de chuva, subir ao “Campestre Clube” e admirar a vista... um rio se forma na vegetação, e parece que ali sempre existiu.
Após o momento de reflexão e exaltação à terra, é hora de falar sobre as festas! Excluindo o detalhe de que não há tomates na festa do tomate, a festança não deixa a desejar. No entanto, sugiro aos organizadores que contratem bandas musicais mais diversificadas, além das de forró. Nada contra, até gosto, mas uma mudança de estilos atrairia mais pessoas ao evento... É tudo um jogo de marketing.
São José de Ubá tem tudo para se tornar um ponto turístico (é, por que não?). Com um pouco de empenho e dedicação dos órgãos responsáveis, isso pode vir a se tornar realidade, e quem sabe finalmente, com o devido reconhecimento, os tomates possam dar o ar da graça. Dito isto, vale a pena visitar o futuro patrimônio nacional. Leve sua família, papai, mamãe e titia... and “have a good time”.
By ... Bruna Mendel