PÁGINA INICIAL

sábado, novembro 20, 2010

Associação Cantagalo, Campo Grande, zona rural

INSTITUCIONAL:
A Associação Cantagalo é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu com intuito de promover e difundir projetos altruístas, tendo, entre outras, as seguintes finalidades: Incentivar, Promover e Defender as Atividades Culturais e Artísticas, Educacionais, Esportivas, Científicas, Informativas e de Comunicação, bem como desenvolver e implantar projetos e/ou programas voltados para a melhoria da qualidade de vida e das atividades socioeconômicas desenvolvidas na comunidade.

HISTÓRICO:
Tendo como base um sonho, enfim, após a discussão e desenvolvimento ideológico de um grupo de produtores rurais, moradores, líderes comunitários, simpatizantes, entre outros, veio a ideia da formação de uma Associação para atingirmos nossos objetivos. A partir de então, em 1º de maio de 2002, na atual sede, a Associação de fato, se concretiza e torna-se um real instrumento para a defesa dos Direitos Sociais e a Promoção da Qualidade de Vida da Comunidade do município de São José de Ubá. Tendo em vista que seu benefício é total, e sem distinção de qualquer natureza.
Em 2003, iniciamos nossos Eventos Itinerantes Culturais
e Artísticos (Eventos da Cantagalo) nas comunidades,
com atrações jamais vistas nas mesmas, levando entretenimento,
laser, cultura, esporte, concursos, trabalho e renda, entre
outros, além de estarmos gerando recursos para
manutenção e funcionamento da entidade.
Os eventos se tornaram tradicionais, e, em 2009, Oficiais no município.
Em 2004, solicitamos ao Ministério das Comunicações a abertura de um canal de RadioCom para São José de Ubá, o qual foi designado. Até que, em janeiro de 2010, nos foi concedido o Alvará de Funcionamento - única rádio existente no município. Adquirimos forças para execução de nossos projetos e de outras entidades não governamentais, proporcionando uma programação eclética e em comum com a comunidade, além de trabalhos de utilidade pública, incentivo à defesa e promoção de atividades culturais, educacionais, artísticas, esportivas, informativas, além de prezarmos pela liberdade de expressão, defesa dos direitos sociais e democratização dos meios de comunicação.

Em 2005, direção e comunidade se reuniram para colocar
outro projeto em prática. Decidimos pelo Consultório Odontológico.
Realizamos eventos e recebemos doações para seu funcionamento; e assim aconteceu. A visão seria dar um tratamento corretivo e curativo a baixo custo, prezando por uma visão odontologia orientadora, preventiva e profilática das afecções da cavidade bucal, para que pudéssemos atingir a redução de 70 % dos índices de cárie dentária e doença periodontal - objetivando a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O atendimento clínico é feito semanalmente. Os procedimentos de orientação, prevenção, profilaxia, e, atendimento emergencial 24 hs, são totalmente grátis, para a comunidade alvo.


Em 2006, através de reuniões com um grupo de produtores rurais e a Emater-Rio Local, solicitamos ao Banco do Brasil - pelo Pronaf - o financiamento em 06 anos, de uma Estufa de Produção Mudas de Hortaliças.
Em 2007, foi liberado o recurso e montamos a Viveiro.
Assim, diminuímos as despesas dos produtores da comunidade, produzindo mudas de tomates, e outras, com preço social.

Em 2009, em reuniões com produtores rurais da comunidade,
EMATER–RIO e Banco do Brasil local, formamos dois grupos de produtores: o 1º, Bolão para “VIRAR” PRONAF. O 2º, para a aquisição de um Trator Implementado.
Pelos trabalhos sociais realizados na comunidade, ainda em 2009, recebemos
Moção de Aplausos e o Título de Utilidade Pública Municipal.



foto: estufa com mudas de tomate
*
Nossos Eventos incluíam programas esportivos, mas, nos limitavam de algumas atividades em espaços de terceiros. Até, que em 2009, construímos em nossa Praça Social um Campo Society com refletores, onde fizemos um torneio de futebol para inauguração, nas categorias infantil e adulta. E, em 2010, a 1ª Taça Infanto-Juvenil de Futebol Cinco Society da Cantagalo.

Veja mais imagens desse momento clicando AQUI
*.*
Atualmente na praça, adquirimos nosso próprio Espaço para Atividades Culturais,
artísticas e esportivas, lazer e entretenimento, gerando melhoria na qualidade de vida.

Ao observarmos apresentações em outras comunidades, animações populares no palco de nossos eventos, solicitações feitas pela comunidade, e vendo a necessidade de ampliarmos nossas ações culturais e artísticas, decidimos implantar, ainda em 2010, cursos de Aula de Dança (Forró/Axé).




Veja mais imagens sobre os cursos (dança, informática, violão, teclado, canto, corte-costura e artesanato) clicando AQUI
*.*
Estamos felizes por sermos beneficiados/conveniados, também em 2010, com o projeto Ponto de Cultura (“Plantando Idéias Colhendo Soluções: resgate histórico cultural ...”), e contemplados com o Cine Mais Cultura, formalizando de fato, uma parceria pública, pois, caracteriza-se o resultado de esforços para a valorização cultural, artística e humana de toda uma comunidade unida. Com o 1º, cursos de informática, corte costura/artesanato, instrumentos musicais, canto, artes cênicas, formação de Mineiro-Pau e dança folclórica, entre outros característicos de nossa região. Com o 2º, exibição de filmes culturais para a comunidade.
EM BREVE, NOSSOS NOVOS PROJETOS:
=> Sala de exibição de filmes (Cine Clube).
=> Clube Social (em adiantado processo de implementação).
Sabemos que muitas glórias virão, pois, temos trabalhado com garra e muita determinação no desenvolvimento de projetos para oferecer qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico, cultural e artístico para toda a comunidade. Estamos nos preparando, pois, temos consciência que o aprimoramento e a qualificação se fazem necessários para alcançarmos as metas que tanto almejamos.
Partimos do princípio altruísta que o Caminho é tortuoso e cheio de espinhos, mas, o sucesso será tão grande, que não podemos mais parar..... .
“Associação Cantagalo, Plantando Ideias, Colhendo Soluções”.



Momento do I Encontro do fórum dos pontos de cultura do Noroeste Fluminense

Veja mais imagens desse momento clicando AQUI
*.*
A Associação Cantagalo, também, disponibiliza o espaço para a visitação de outros projetos. Nesse momento o espaço esteve visitado pelo pessoal do projeto saúde mental.



Veja mais imagens desse momento clicando AQUI
*.*
Concluindo:
Pela primeira vez tive a oportunidade de visitar a Associação Cantagalo, na comunidade do Campo Grande, zona rural, e fiquei muito feliz com todo o trabalho que vi sendo realizado, favorecendo os moradores daquela localidade.
Lamentavelmente, já visitei comunidade que vi o oposto. Ou seja, vi crianças, jovens e adultos completamente desprovidos desse bom (e justo) valor que é receber qualidade de vida. Aliás, nessa comunidade, quando visitei, vi também a tristeza do êxodo rural, pois fiquei sabendo que ela já foi moradia para mais de trezentas pessoas, mas pela completa falta de infra-estrutura, por não receberem nenhuma qualidade de vida, restavam menos de cem moradores. Ainda, desses cem moradores, muitos alimentando o sonho de partir para uma cidade maior. Só que, nesse caso, um partir carregando apenas 'uma' vontade: a de ter uma vida melhor. Mas, como conseguir 'uma' vida melhor sem CONHECIMENTOS?
Enfim, todo o projeto desenvolvido através da Associação Cantagalo, apresentado aqui, só vem nos servir como a certeza de que os moradores (cidadãos brasileiros), que vivem na zona rural, podem receber qualidade de vida tanto quanto os que vivem na zona urbana.
Parabéns Luciano Pavan! Parabéns moradores da comunidade do Campo Grande!
Espero por muitas outras publicações, pois esse blog é NOSSO. ;)
Abraço grande para vocês.
Sandra Valeriote :)

foto: ubaense, Drº. Luciano Pavan (presidente, fundador, da Associação Cantagalo)
Veja mais imagens da Associação Cantagalo clicando AQUI
*
PS: na oportunidade, informo que tendo outras associações, na nossa zona rural, com projetos sendo desenvolvidos, terei o mesmo prazer em publicá-los aqui no nosso blog.
É só convidar! :)
















5 comentários:

AngelMira disse...

Ficou ótimo o novo visual.

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Oi Angel, obrigada! :)

Monique Eccard disse...

A ASSOCIAÇÃO CANTAGALO ESTÁ DE PARABÉNS. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PRÓPRIOS.
PARABÉNS PELO PROJETO SRº LUCIANO PAVAN!
ESPERO VOLTAR EM BREVE, E COMPARTILHAR MOMENTOS ALEGRES, COM PESSOAS ALEGRES E DE BEM COM A VIDA!
ESTREI NA INAUGURAÇÃO DO CINEMA!! :D

Anônimo disse...

Nossa que bacana a Associação Cantagaço,Parabéns! J´que quando for pedalar por aí, ou vou passar o dia ai ou chegar bem cedinho pra conhecer de perto essa associação.Ótimo exemplo.

Rosilane Carolino disse...

É com grande orgulho que sinto fazer parte desse sonho que tanto o Luciano gostaria de realizar e conseguiu! Tenho a plena convicção que passos maiores serão realizados futuramente!!!!