PÁGINA INICIAL

quinta-feira, julho 23, 2009

Preservação do Patrimônio Histórico: Miracema se destaca

Ginásio do Colégio Miracemense
O município de Miracema, no noroeste fluminense, é um dos poucos municípios que preservou seu centro histórico. Com um rico casario, que marca o apogeu do ciclo do café, praças, calçamento e arborização singulares, o município largou na frente no quesito preservação de seu patrimônio, quando iniciou os trabalhos de tombamentos, ainda na década de 80, do século passado.


Há um grande esforço no Brasil e nos Estados para alavancar a indústria do turismo e criar formas mais sustentáveis de desenvolvimento para os quatro cantos de nosso imenso país. Parte dessa proposta é o resgate da memória e da história das cidades, com a preservação do berço dessas cidades, que são seus centros históricos. Talvez a tarefa se torne mais árdua, por falta de esclarecimento e de preservação que muitas cidades herdaram de gestores do passado.
Felizmente, esse não é o caso da pequena e pacata "Princesinha do Norte Fluminense", que honra seu título com uma beleza que lhe é peculiar. Através de seu centro histórico, a população e os visitantes usufruem de um agradável ambiente, que além de bonito, é uma história viva que marca a peculiaridade de seu povoamento. O traçado das ruas, a arborização (que é rara na maioria das cidades), a arquitetura herdada dos imigrantes italianos, com traços únicos e exclusivos, contam parte dessa história que se iniciou na primeira metade do século XIX. Num local que era habitado pelos índios puris.Somam-se ainda as inúmeras manifestações artísticas e culturais que a cidade ainda preserva como: o caxambu, as folias de reis, o boi pintadinho, a centenária Banda de Música da Sociedade Musical Sete de Setembro, que recentemente recebeu o prêmio de Patrimônio do Estado do RJ, os inúmeros talentos musicais e etc.
Temos ouvido muitas bobagens por aí, de pessoas mal intencionadas e que se utilizam de argumentos distorcidos da realidade dos TOMBAMENTOS para ludibriarem os mais desavisados. Por isso, achamos de muita valia a entrevista realizada na Rádio Princesinha do Norte, rádio comunitária local, no programa do Legislativo do dia 10 de julho com duas representantes técnicas do INEPAC-RJ, que representam uma visão APOLÍTICA sobre o tema, mas sobretudo de preservação do patrimônio cultural, por sua importância que transcende a aspectos político-partidários e provincianos.
Ouça aqui, no blog local, que divulgou o áudio da entrevista com a Diretora Geral do Inepac, Sra. Maria Regina Pontin de Mattos e a assessora técnica do órgão, Sra. Dina Lerner, que estiveram em Miracema para tratar do tombamento estadual, que foi decretado no mês de março de 2009 e assinado pelo Governador do Estado do RJ.
Por: Angeline Coimbra - Blog: O Vagalume
"Ajudando a divulgar!"




3 comentários:

Anônimo disse...

mUITO BACANA ESSE TRABALHO DA CIDADE DEMIRACEMA. JÁ ESTIVELÁ E A CIDADE É LINDA MESMO!

Anônimo disse...

Voce percebe o "real valor" da Preservação do Patrimonio Cultural, quando se depara pessoalmente com este.
Abraços, Larry.

Anônimo disse...

Linda a cidade!