PÁGINA INICIAL

sexta-feira, julho 31, 2009

Cerâmica São José de Ubá

A primeira indústria que começará a funcionar no parque industrial (endereço: BR/RJ 186), em São José de Ubá, após a emancipação política administrativa é a Cerâmica São José de Ubá.
Já fazia algum tempo que, eu estava para deixar entre os arquivos do blog uma referência a esse detalhe. Mas qual não foi minha surpresa ao ser contactada, por e-mail, pela própria sócia proprietária da indústria: Ana Luna.
Como a própria chamou minha atenção por não ter encontrado o assunto aqui, ainda, aproveitei a oportunidade para contar com a colaboração dela; para que assim a publicação pudesse acontecer de forma mais aprimorada.
Pois bem, a Cerâmica São José de Ubá é uma indústria que vem chegando à cidade provinda de um ceramista no sangue: Luciano (proprietário).
Luciano nasceu praticamente dentro de uma cerâmica, pois o pai dele era um grande empreendedor nesse setor, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ.
Quando há 13 anos passados o pai dele faleceu, a cerâmica acabou sendo vendida.
Mas é aquilo: filho de peixe, peixinho é! Ele não conseguiu extrair do sangue a origem ceramista. Assim, com muito suor, ele construiu uma nova indústria de cerâmica, hoje conhecida como Cerâmica Nossa Senhora da Vitória, a qual esse ano, em setembro, completará 10 anos.
Em Campos a indústria produz tijolos. Mas, o sonho do Luciano era, também, a produção de telhas.
Para a produção de telhas é necessário um tipo de barro específico (não existente em Campos), para que a qualidade tenha excelência.
Por volta do ano 2007, em uma das viagens que o Luciano fazia, ele identificou na região, que envolve a cidade de São José de Ubá, a existência desse barro: o qual poderia atender suas expectativas.
Assim, o barro foi enviado para Itu-SP, para análise e, o resultado apresentou que, realmente, era de excelente qualidade para a fabricação das telhas.
Naquele início ele buscou numa cidade próxima realizar o projeto dos sonhos, mas, depois de muito esperar, sem obter resultados positivos, acabou conhecendo ubaenses e teve a receptividade necessária, através do poder público municipal.
Com poucos recursos, e, com 4 funcionários foi construído o 1º forno; sendo que o segundo já se encontra em construção.
No momento o Luciano (proprietário) esta dando entrada junto a FIRJAN para conseguir recursos no intuito de agilizar as obras contratando mais pessoas.
A expectativa é que a Cerâmica São José de Ubá já esteja funcionando, oferecendo oportunidades de empregos para muitas pessoas em São José de Ubá, já nesse próximo mês de setembro.
Que assim seja!
Mais imagens do Parque Industrial, em São José de Ubá, clique AQUI
***
Na oportunidade, informo que apesar de não ter tido condições para ir ao baile da festa do Ubaense Ausente, fiquei muito feliz em saber que o baile foi um sucesso:
estavam todos lindos e, aproveitaram o momento maravilhosamente bem.
E eis que entre os presentes, se encontrava a própria Ana Luna (Campos dos Goytacazes) - sócia proprietária da Cerâmica São José de Ubá - que me enviou essa fotografia onde ela se encontra junta dos ubaenses Cecílio e Wellington.
Enfim, a previsão é que em dezembro, desse próprio ano, a Ana venha se tornar uma ubaense, de coração, pois as mudanças já estão sendo preparadas.
fotografia: Wellington, Ana Luna e Cecílio
fotografia: Wellington e Ana Laura (filha do casal Ana Luna e Luciano)


2 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS, PELA INDUSTRIA CERÂMICA, MAS GOSTARIA DE SABER SE
TEM NA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE UBÁ, SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE,POIS SÃO JOSÉ DE UBÁ, NÃO RECEBEU NADA DE ICMS VERDE, POR NÃO FAZER NADA EM PROL DO MEIO AMBIENTE. ESTA NA HORA DÓ POVO DE SÃO JOSÉ DE UBÁ,LUTAR POR UM MEIO AMBIENTE EM SEU MUNICIPIO.SABEMOS QUE NA PLANTAÇÃO DE TOMATE,TEM MUITO VENENO,AGROTOXICO ETC.VAMOS MOBILIZAR A COMUNIDADE, PARA QYE TUDO SEJA FEITO DENTRO DA LEI E QUE NO FUTURO NÃO VENHA TRAZER DOÊNÇAS PARA NOSSOS FILHOS. UM FUTURO MELHOR E UM MEIO AMBIENTE PROTEGIDO DEPENDE DE NÓS...MOBILIZAÇÃO,ESTA NA HORA..
AMINATUR MIRACEMA RJ

Anônimo disse...

A própria extração da matéria prima para a cerâmica, é um motivo de preocupação para com o meio ambiente.
Abraços, Larry.