PÁGINA INICIAL

segunda-feira, março 02, 2009

Entrevista Comercial - SEBRAE/RJ

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Criado com o objetivo de estimular o empreendedorismo no país, o SEBRAE apóia você desde o momento em que você tem a idéia. São José de Ubá é atendido pelo SEBRAE/RJ através do Balcão Micro Regional de Bom Jesus do Itabapoana, e para maiores esclarecimentos convidamos o Sr. Glaudston Domingues de Menezes (foto), Analista do SEBRAE/RJ, para a ENTREVISTA COMERCIAL.
Seguem algumas perguntas que certamente esclarecerão duvidas de boa parte dos leitores, principalmente dos empreendedores atuais ou futuros.
ACIA:
1. ACIA e SEBRAE já caminham juntas por muitos anos, contudo, nos últimos tempos, o SEBRAE não se faz tão presente quanto antes. Qual fator influenciou esse distanciamento?
Sr. Glaudston Domingues:
R.: Houve um período em que o Sistema SEBRAE tinha como modelo de atuação a implantação de uma Unidade de Atendimento em cada Município do Estado do Rio de Janeiro, seja com Unidades próprias ou Conveniadas. Especificamente aqui em S. J. Ubá o modelo era Conveniada, onde tínhamos um Agente de Desenvolvimento Local que atuava mais fortemente com o Programa DLIS – Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável. Por sua vez o Programa tinha um prazo definido de atuação que se finalizou por ter cumprido o prazo previsto.
O SEBRAE/RJ chegou a ter mais de 100 Unidades de Atendimento em todo o Estado e, atualmente, contamos com apenas 66, incluídas as Agencias de Desenvolvimentos Municipais – ADM’s.
No Noroeste temos apenas 04 Unidades próprias e somente 02 Conveniadas, assim distribuídas:
· Itaperuna como Escritório Regional – atende Natividade, Porciúncula e Varre-Sai.
· Bom Jesus – atende São José de Ubá e Italva
· S.A. Pádua – atende Cambuci, Itaocara e Aperibé.
· Miracema – Atende Laje do Muriaé.
· ADM – Agencias de Desenvolvimento Municipal – Natividade e Porciúncula.
Por outro lado, o Sistema SEBRAE passou a adotar a Estrutura da GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) como modelo de atuação. Priorizamos assim o atendimento coletivo, dos quais temos na Região os Projetos Artesanato, Agricultura Orgânica, Ovinocaprinocultura, Empreender, Apicultura, Rochas Ornamentais, Biocombustíveis, Confecção, Turismo e Comércio e Serviços. E praticamente todos contemplam o Município de São José de Ubá.
ACIA:
2. Em quantos municípios o SEBRAE de Bom Jesus dá atendimentos, e como são escolhidos os municípios que serão atendidos pelos diferentes postos do SEBRAE?
Sr. Glaudston Domingues:
R.: O SEBRAE MR Bom Jesus atende Italva e São José de Ubá. Os critérios são definidos pela Diretoria Executiva, observando a localização geográfica estratégica para atendimento ao maior número possível de empreendedores e Projetos em toda Região.
ACIA:
3. O Governo Federal tem novos investimentos para o SEBRAE que possam ser empregados em pequenas e médias empresas? Quais são e como ter acesso a esses investimentos?
Sr. Glaudston Domingues:
R.: Além dos investimentos aplicados através dos Projetos apresentados anteriormente pelo SEBRAE/RJ, existem outras fontes de recursos que são caracterizadas como Crédito ou Financiamento. Neste aspecto o campo de informações é muito complexo, com variações das mais diversas ordens. As Linhas de Créditos variam de acordo com a necessidade da Empresa, seu porte, sua localização e, principalmente, de acordo com sua capacidade de endividamento.
Importante observar que o SEBRAE não é o responsável pela liberação do Crédito. O papel do SEBRAE neste momento é facilitar o acesso das MPE’s ao crédito, mostrando a Instituição Financeira a sua viabilidade. Cabe ao Banco a liberação, ou não, do credito.
As Linhas podem ser de Capital de Giro, Investimento ou misto. O prazo e os juros também variam de acordo com a operação. São parceiros do SEBRAE: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Investerio.
ACIA:
4. Qual a possibilidade de ter um posto de atendimentos do SEBRAE em São José de Ubá? E o que pode ser feito pelo poder público ou pelas Associações para solicitar a sua implantação para o atendimento em nossa cidade?
Sr. Glauston Domingues:
R.: Vejo como uma excelente oportunidade para os empreendedores locais, bem como para os parceiros do desenvolvimento local, o acesso direto ao SEBRAE através de uma Unidade de Atendimento, que pode ser Conveniada, dentro do modelo de ADM – Agencia de Desenvolvimento Municipal. Este modelo vem sendo apoiado pelo SEBRAE em outros Municípios do Estado (ex.. Natividade) e conta como principal parceiro a Prefeitura Municipal. Outros parceiros podem ser de fundamental importância, como a própria Associação Comercial e o Banco do Brasil de São José de Ubá.
ACIA:
5. O que o SEBRAE tem atualmente para oferecer ao comerciante ou àqueles que desejam abrir o seu próprio negócio?
Sr. Glaudston Domingues:
R.: O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento. Além das informações iniciais para se montar um negócio, o SEBRAE dispõe de serviços necessários ao sucesso empresarial, como: Assessoria Gerencial, capacitação, ampliação do crédito (empresas com mais de um ano), acesso a tecnologia e a novos mercados, programas de qualidade, etc.
Alguns produtos disponíveis: Primeiro Passo, Informações Socioeconômicas, Manual do Empresário, Biblioteca SEBRAE/RJ, SBRT – Serviço Brasileiro de Resposta Técnica, Idéias de Negócios, Plano de Negócios, cursos, etc.
ACIA:
6. O trabalho em cooperativas e associações bem planejado e estruturado, principalmente na área rural, tem alcançado êxito em todo território nacional. Em que o SEBRAE pode efetivamente colaborar para que esse modelo nacional possa ser desenvolvido em São José de Ubá?
Sr. Glaudston Domingues:
R.: Acredito que este trabalho já vem sendo feito em São José de Ubá. No Artesanato são desenvolvidas ações em que os artesãos do Paif são atendidos. No Biocombustível estamos implantando, com outros parceiros, áreas de experimentos de oleaginosas. No Projeto de Ovinocaprinocultura são atendidos 06 produtores da localidade. Como você pode observar as ações estão sendo realizadas. Mas acredito que pode (e deve) ser ampliada, porém toda expectativa deve partir do próprio agricultor ou interessado, pois é para ele que dirigimos nossa atuação.
ACIA:
7. Como o cidadão pode ter acesso aos serviços do SEBRAE?
R.: Através da Central de Relacionamento SEBRAE (0800 570 0800), ou ainda através da Unidade de Bom Jesus do Itabapoana (22) 3831-1079, ou ainda pelo site http://www.sebraerj.com.br/ (SEBRAE/RJ) ou http://www.sebrae.com.br/ (Nacional).
Havendo necessidade de um atendimento mais completo, pode ser feito agendando visita de um Técnico na localidade.
fonte: informe comercial ACIA - São José de Ubá/edição out. 2008
***
Deixo como sugestão essa dica:
O SEBRAE possui uma divisão de educação à distância, com cursos das mais diversas áreas, não-presenciais e gratuitos.
Para cursar algum basta fazer um cadastro clicando AQUI: SEBRAE ou escolha digitar o link que é: www.ead.sebrae.com.br
Também com excelentes informações se encontra o site www.sebraerj.com.br
Paz e bem!
Sandra Valeriote


Nenhum comentário: