PÁGINA INICIAL

sexta-feira, maio 02, 2008

GRATIDÃO
ponto de vista: Sandra Valeriote
Essa semana um fato envolvendo um profissional, de sucesso, do setor desportivo chamou minha atenção para algumas situações da 'vida cotidiana'. Entre tais situações uma me fez lembrar de uma palavrinha, muito lindinha, que aos pouquinhos está se apagando: GRATIDÃO.
Acabei fazendo busca dessa palavra no dicionário, mas, confesso, preocupada de a terem eliminado. Eis que (ufa!!!) lá estava ela com todas as suas letrinhas e significado no meio das outras:
GRATIDÃO = s.f.1. Qualidade de quem é grato. 2. Agradecimento, reconhecimento.
Como o que me levou a pensar nessa palavrinha foi alguém ligado ao esporte, acabei por pensar naqueles – do setor desportivo - que da minha parte tem gratidão.
E eis:
Ayrton Senna (fórmula 1) – Ontem (01/05) fez 14 anos de ausência do meio de nós.
Aprendi a gostar de corrida da fórmula 1 por causa do “jeito de ser do Senna”.
Quando aquele profissional estava participando de corridas, independente de vitória ou não, meu emocional se maravilhava. Mas no caso das vitórias, quando o mesmo ultrapassava a linha de chegada e para fora da janelinha mostrava a Bandeira do Brasil, era uma visão espetacular (só de estar aqui escrevendo meu corpo arrepia todo, ao me lembrar, como arrepiava).
Então eis que no dia 01 de maio de 1994, no momento exato da batida, estava na minha cozinha quando o Murilo chega, pálido, me avisando que havia acontecido um acidente com o Senna, e que o jeito como o corpo dele estava ao tirarem do carro algo ‘muito sério’ havia acontecido. Nisso corri para à frente da TV, e aí começaram as reprises e mais reprises do momento do acidente.
E aí? E aí que as expectativas de que ele saísse daquela situação com vida anularam-se, mais tarde, com a notícia da morte. Chorei muito, muito, muito.
Agora, chorei por quem? Ayrton Senna não era da minha família, não era um amigo, não havia nenhum tipo de vínculo pessoal. Terá sido um choro, então, simplesmente por alguém que nasceu com um dom especial e soube maravilhosamente desenvolve-lo? Pode até ter sido, também. Mas o forte mesmo da minha parte, em se tratando das lágrimas, foi pela gratidão. Gratidão por muitos momentos de grande emoção que ele - ‘com o jeito de ser dele’ - soube fazer acontecer.


*
Bernardo Resende (Bernardinho – vôlei) – A primeira impressão é a que fica! Se essa frase fosse levada ao pé da letra com certeza o Bernardinho seria visto por mim sempre como um ser muito arrogante. O que, aliás, não faria diferença alguma para a pessoa dele.
A primeira vez que vi esse profissional atuando como técnico/treinador, aos berros, com jogadores que estavam jogando maravilhosamente bem, pensei: “esse homem deve ser muito frustrado com a vida”.
Depois fui acompanhando ‘um jeito de ser’ que fazia uma equipe brilhar. E creio que não deve ser nada fácil ‘suportar’ aquele jeito dele como treinador.
Mas reconheço ter sido exatamente aquele jeito dele que fez - no caso - o meu emocional disparar. E acabou me fazendo torcer muito para a equipe de vôlei - sob as orientações do mesmo - vencer: vencer não apenas o jogo, mas, também, qualquer dúvida que tivessem de que a boa disciplina não fosse legal.
Então Bernardinho é um profissional ao qual também tenho gratidão ao que ele trouxe e traz de determinados ensinamentos para minha vida.
É fácil identificar através dele o que de maravilhoso traz o sacríficio.
*
Luiz Felipe Scolari (Felipão – futebol) – Preciso acreditar em sentimentos, também, no setor profissional (razão x emoção) e Felipão me faz acreditar através ‘do jeito dele, de ser e agir’.
A possibilidade de fazer dá certo o profissionalismo através de uma mistura de sentimentos maravilhosos, me encanta.
Felipão tem a parte técnica na mente, o que poderia ser a única usada e daria certo, mas ele coloca o coração também.
Ele em campo me faz lembrar família.
Sinto gratidão pela existência de um profissional assim, que mistura vários lados: bravo, positivo, guerreiro, protetor, e outros sentimentos que eleva o ser.
Ele é alguém que encanta e desencanta e não perde o glamour!
No caso desse profissional, em questão, a carreira dele começou "bem cedo", como de vários outros começam. E daí? Pouca idade não significa justificativa para irresponsabilidade.
Bem, assim sendo, através dele, fica fácil identificar que o caráter construído dentro do que é correto encontra o resultado positivo.
*****
Gratidão:
Palavrinha pequena, com definição pequena e, no entanto, de enorme valor humano. O estranho é perceber esse enorme valor humano, aos poucos, sendo eliminado - do coração humano: com consentimento próprio.
Futuras gerações encontrarão essa palavrinha em seus dicionários? Ou será palavrinha a ser pesquisada como algo que existiu no passado?
Lá no ano de 2035 em algum lugar, em alguma escola, é feito a pergunta para alunos através de algum trabalho, valendo ponto:
O que significou a palavra gratidão usada pelos nossos, recentes, antepassados: os ‘seres humanos’?
*
Acredito que definição para GRATIDÃO deveria ganhar outros significados como:
GRATIDÃO = 3. Sentimento bonito que eleva o homem. 4. Sentimento que dispensa reciprocidade.
Encontrei esse texto, que segue, na internet.
Deixo aqui, também, para expandir a possibilidade de busca futura. Que queira a vontade do homem moderno, não seja preciso.
Grata pela sua presença ;)
Paz e bem,
Sandra Valeriote
*****
Gratidão
Quem sabe estejamos perdendo o sentido desta palavra também pelo desuso. Somos ensinados, por educação, a dizer obrigado, por favor, desculpe... Descobrimos que a educação nos ajuda concretamente a viver, afinal educa-se para a vida!Penso, contudo, que seria oportuno um passo: treinar-nos para a gratidão. Ser agradecido, demonstrar gratidão, a meu ver é atingir um elevado grau de maturidade. Gratidão é reconhecimento de que fui ajudado, fui acolhido, amado, fui feito melhor, com o auxílio recebido pude chegar onde estou... Neste sentido a gratidão é o sentimento da liberdade: posso reconhecer o que fizeram por mim, posso assumir como meu o que recebi e, portanto, posso oferecer de mim. Gratidão é oblação de amor, vale ser demonstrada a quem ajudou-me, mas não se esgota neste círculo. A pessoa grata como que transborda a todos que o cercam essa amabilidade. Para explicar-me melhor: sou grato a meus pais e demonstro isso a eles, ajudando-os, amando-os até os últimos momentos. Quanto não os tenho mais por perto posso continuar sendo grato tornando-me bom pai, bom marido, bom vizinho, bom amigo, bom companheiro... A pessoa verdadeiramente agradecida é doce, transmite paz, serenidade, tranquilidade. A gratidão nasce da constante memória dos benefícios, é o oposto da amargura que cerca os ingratos. Os ingratos sempre estão dispostos a cobrar, exigir, lembrar os defeitos, as falhas, as "injustiças"... São Paulo nos exorta: "E sede agradecidos" (Cl 3,15). É bom e faz bem ser grato.
Grato pela sua companhia através desta leitura!
Deus nos abençoe,
Pe Ricardo.


2 comentários:

Monique Eccard disse...

Poxa...Prabéns...
Magnitude na publicação......em todos os sentidos!!!!!!!!!!!!!
Adorei..de paixão!!!!!!!
Muito bom relembrar oq é bom!!!!

Monique Eccard disse...

Poxa...Prabéns...
Magnitude na publicação......em todos os sentidos!!!!!!!!!!!!!
Adorei..de paixão!!!!!!!
Muito bom relembrar oq é bom!!!!