PÁGINA INICIAL

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Parte VII
Estufa de Produção de Mudas


A Associação Cantagalo é uma instituição sem fins lucrativos e de âmbito municipal que presta benefícios às comunidades e/ou famílias envolvidas em suas ações e projetos sociais.
Com uma programação sucessiva de projetos de sucessos, no 1º semestre de 2006 vimos à necessidade de implantarmos um novo projeto, que seria a aquisição de uma estufa de produção de mudas (tomate, pimentão, pepino, jiló e outras).
A idéia amadureceu devido ao nosso município ser totalmente agrícola e os produtores não terem alternativas de produzir muda de qualidade e a baixo custo. Ao longo dos últimos anos o município só possuía estufas particulares e somente a produção pública do órgão municipal não satisfazia toda a demanda, ou seja, a grande maioria procurava as estufas particulares mesmo com preços mais altos. Conseqüências: aumento no custo das lavouras, já que as mesmas produzem mudas aproximadamente 50% (cinqüenta por cento) mais caras.
Analisando a situação supracitada chegamos à conclusão de tomarmos providências para sanar grande parte deste problema, e como conseqüências conquistarmos outros horizontes paralelamente, ou seja, além de ajudarmos muitos produtores rurais a diminuírem suas despesas, estaríamos ajudando várias famílias na conquista de trabalho e renda, contratando pessoas da mesma para trabalhar em nossa estufa.
Benefícios tamanhos não poderiam deixar de serem concretizados.
Procuramos o Escritório Local da Emater-Rio de São José de Ubá-RJ para nos orientar, direcionar e auxiliar quanto ao bom andamento do projeto.
Ao sermos recebidos pela Supervisora Local, Sr.ª Norma Lúcia Vieira dos Santos (ES-II) e pelo Engenheiro Agrônomo Sr. Evandro Almeida Teixeira (ER-I), expomos nossas idéias. Fomos muito elogiados e colocaram-se à disposição em tudo que precisássemos. Fomos orientados a apresentar o projeto aos produtores.
Marcamos a reunião, a qual foi realizada com sucesso em nossa sede, pois, estavam presentes: o Sr. Evandro Almeida Teixeira ER-I, o presidente da associação Sr. Luciano Pavan e diretores, vários produtores rurais e convidados.
Findada a reunião, todos concordaram com o exposto pelo presidente da associação e o representante do escritório local da Emater-Rio, que seria a aquisição através do Pronaf Grupal-Investimento.
Agendamos o próximo passo, que foi a articulação para elaboração do projeto junto ao Escritório Local da Emater-Rio.
Ao terminar o projeto elaborado, marcamos uma reunião com o gerente do Banco do Brasil (Agência São José de Ubá-RJ), o qual também não mediu esforços para nos ajudar.
Após um período conseguimos a liberação do capital graças ao empenho do representante da associação e do escritório local da Emater-Rio em estar freqüentemente perguntando e cobrando agilidade e rapidez para a liberação do mesmo, junto ao Banco do Brasil.
Com o capital liberado compramos a estrutura da estufa, partimos para uma nova etapa de empenho, dedicação e ansiedade para que o projeto fosse colocado em prática.
Enquanto a estufa não chegava, o Sr. Evandro Almeida Teixeira ER-I (São José de Ubá – RJ) foi ao local proposto para nos orientar no ponto e posição correta para a montagem da estufa.
Chegou à estufa e logo após iniciamos a montagem.
A estufa foi montada com o auxílio e acompanhamento da supervisão do escritório Local da Emater-Rio, que nos orientou sobre as receitas de agrotóxicos, e também outras instruções de trabalho para o funcionamento em si.
Assim pensamos no quadro de pessoal para trabalhar e resolvemos dar preferência a mulheres para a semeadura e cuidado das mudas e da estufa.
Começamos a funcionar no primeiro semestre de 2007, com apoios de vários órgãos: Associação, Banco do Brasil-Agência de São José de Ubá-RJ, Pronafistas, Escritório Local da Emater-Rio, Produtores Rurais, Prefeitura Municipal de São José de Ubá-RJ e População em geral.
Para o funcionamento foram investidos, aproximadamente: 44% vindos do Pronaf investimento; 34 % vindos da Associação e 22 % vindos da Prefeitura Municipal de São José de Ubá-RJ.
Obs.: Os 44 % foram liberados pelo Banco do Brasil para pagamento financiado e assumido pela Associação, ou seja, não houve doação.
O início do funcionamento foi um sucesso, pois conseguimos: atração de um grande número de produtores rurais, muda por milheiro a mais barata do município, mesmo comparada ao órgão público; mão de obra feminina para trabalhar; e outras.
Assim, foi se procedendo ao sucesso com o apoio de todos os envolvidos, chegando à produção de aproximadamente 700 mil mudas até agosto de 2007, com perspectiva de alcançarmos um milhão de mudas produzidas até o final de dezembro de 2007.
Com o empenho das entidades e pessoas envolvidas, esperamos que esta parceria com os mesmos perdure ao longo dos anos para que tenhamos sempre êxito em nossos projetos.
Segue algumas fotos de parte de nossa produção e trabalho:




Imagens: EMATER-RIO - São José de Ubá
Mais detalhes e outros projetos, da EMATER-RIO, em São José de Ubá-RJ, você encontra através desse link:




Sincero agradecimento, pela ajuda em relação ao programa 4shared, ao Filipe Francisco.

Nenhum comentário: