PÁGINA INICIAL

segunda-feira, setembro 24, 2007

HISTÓRICO - SÃO JOSÉ DE UBÁ-RJ
(Colaboração/trabalho: Norma Lúcia Vieira dos Santos)
A origem do município de São José de Ubá encontra-se ligada à de Cambuci, município a qual pertencia até 1997.
Sendo nosso Município uma sesmaria, provavelmente desbravada por bandeirantes que ficou conhecida como "ranchos dos ubás" pois abrigava os tropeiros vindos, na maioria do Estado de Minas Gerais-MG, e foi criada pelos decretos estaduais nº 01 de 08 de maio e 1-A de 03 de junho de 1892. Um dos mais antigos proprietários desta terra foi o senhor José Bastos Neto (Juca Neto), que doou com grande carinho parte da mesma ao nosso padroeiro: São José. Segundo entrevista com pessoas antigas afirmaram que havia nestas terras uma plantação nativa de "ubá" ou "cana-flecha" a espécie herbácea usualmente referida é denominada pela ciência de Gynerium Sagittatum P. Beauv (o primeiro nome refere-se ao gênero, o segundo a espécie, seguido pelo nome do autor que "descobriu" a espécie).
A espécie é nativa da América Tropical e dos colmos (caule das gramíneas) eram feitos arcos pelos indígenas.
Existe também a probabilidade da espécie não pertencer a família da Annonaceae, e sim a família das gramíneas (Poaceae).
Como esta planta deu origem ao nome do nosso Município de "São José de Ubá", será importante uma identificação precisa, o ideal será enviar um exemplar, um ramo seco com flores/frutos, da planta para um especialista em Botânica (por exemplo, para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro).
Conseguindo assim a identificação correta da espécie. Referências bibliográficas sobre "ubá" encontram algumas, mas existe o risco de várias espécies serem chamadas popularmente assim.
Como nome popular é variável e muitas vezes aplica-se a inúmeras espécies, temos que pesquisar se existe algum representante da família no Rio de Janeiro conhecido por "flecha de ubá".
Existe uma árvore da Mata Atlântica (uma Hirtella - Chrysobalanaceae) também chamada "ubá", (utilizada pelos índios para confecção de embarcações).
Antes esta localidade também se chamou Juca Neto, prevalecendo o Decreto - Lei Estadual nº 1056, de 31 de dezembro de 1943, que a denominou São José de Ubá.
A ocupação territorial do Município de São José de Ubá teve início a partir do século XIX, com a abertura de caminhos que seguiam o curso dos rios Paraíba do Sul, seus afluentes Pomba e Muriaé e demais tributários constituintes desta bacia hidrográfica, na maioria simples trilha para passagem de tropas de muares, que percorriam a Região Noroeste a caminho da Zona da Mata Mineira.
Com o declínio da mineração, os mineiros, saíram a procura de novas terras férteis para cultivarem o café, iniciando o cultivo no Vale do Paraíba e se estendendo por todos os rios e tributários desta bacia hidrográfica.
O plantio do café foi introduzido com o desbravamento da região, que se deu à custa da fertilidade natural do solo.
São José de Ubá, assim como os demais municípios da Região Noroeste Fluminense tiveram na cultura cafeeira o principal fator de seu povoamento e urbanização a partir do século XIX, embora outras culturas tenham estado presentes em sua economia.
A partir de 1930, num momento de crise econômica mundial, o café entrou em declínio, sendo ordenado sua erradicação, pelo Governo de Vargas, em razão da produção do café ter atingido o dobro do que comportava o mercado externo.
Nesta fase foram observadas profundas mudanças ocorridas na finalidade do uso das terras, mostrando a predominância progressiva das pastagens em relação ao decréscimo das áreas ocupadas pelas lavouras e matas.Na zona rural, as áreas antes cobertas pelos cafezais cederam lugar à pecuária leiteira, base de sustentação da indústria regional de lacticínios, presente, em maior ou menor escala, na totalidade dos municípios da Região Noroeste.
Destacam-se também a produção de grãos e hortigranjeiros, em especial o tomate, tendo seu cultivo começado e destacado em São José de Ubá e se expandido para a região, em proporções menos expressivas.
No ano de 1954, em São José de Ubá, teve início a primeira lavoura de tomate, quando chegaram ao Município, os irmãos descendentes turcos José Curi (Zé Quiabo) e Sebastião Curi (Bijú). Zé Quiabo que era padeiro fez o pedido das terras ao Sr. David Vieira Ney, para que seu irmão fizesse o primeiro plantio de tomate.
As primeiras produções de tomate foram levadas para Campos dos Goytacazes.
A partir do 3º ano de plantação, os produtores ubaenses, se sentiram atraídos pela cultura e resolveram investir no plantio de tomate. Com isso entre 1968/ 69, compradores começaram a se interessar por São José Ubá. O Senhor José de Campos Filho (Madureira) foi o primeiro comprador a chegar ao município ganhando prestígio e respeito dos produtores, comprava o tomate e levava diretamente para o Rio de Janeiro, em seguida vieram muitos outros.Com o passar do tempo, a produção de tomate foi aumentando e surgiu a necessidade de um mercado no Município, então formaram uma comissão e foram a Cambuci ,(Município do qual São José de Ubá se desmembrou em 1995) pedir a desapropriação de um terreno para construção do Mercado do Produtor do Noroeste Fluminense (CEASA), cuja inauguração se deu em13 de abril de 1978.
Atualmente São José de Ubá, ocupa o 1º lugar no ranking estadual de produção de tomate e o 5º de produção nacional.
Paralelo a este avanço econômico despertou no nosso povo o desejo de conquistar a emancipação político-administrativo, já que constituímos o quarto distrito de município de Cambuci-RJ.Começou, então, a caminhada para a emancipação e por isso em 1990, elegeu-se a comissão de emancipação de São José de Ubá, em 1993, o projeto de criação do município de São José de Ubá foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Em 02 de novembro de 1995, com as bênçãos de uma forte e longa chuva, os ubaenses expressaram O SEU SIM À EMANCIPAÇÃO com uma votação de 99,43% favorável, dando vida a muitas festas e alegrias! No dia 28 de dezembro de 1995, o então Exmo. Governador Sr. Marcelo Alencar, através da Lei nº 2495 criou-se o município de São José de Ubá. Localizado na parte central da Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, fazendo limites ao Norte e Leste com o Município de Itaperuna, ao Sul e Sudoeste com Cambuci, a Sudoeste com Santo Antônio de Pádua e a Oeste com Miracema.
Perfaz uma área total de 251,5 km², abrangendo 4,7% da área total da região na qual está inserido (CIDE, 1998).
É um Município recém criado, sua emancipação político-administrativa foi oficializada, com a Legislação de Criação: Lei Estadual 2.459 de 28/12/1995 e sua instalação efetivada em 01/01/1997, com o desmembramento do Município de Cambuci (CIDE, 1997).
A população do Município de São José de Ubá segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000 foi de 6.413 habitantes.
POPULAÇÃO RESIDENTE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE UBÁ
MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE UBÁ
1940 * Total:13.915 - Urbano: 691 - Rural: 13.224
1950 * Total: 13.056 - Urbano: 829 - Rural: 12.227
1960 * Total: 8.723 - Urbano: 1.083 - Rural: 7.640
1970 * Total: 6.856 - Urbano: 1.170 - Rural: 5.686
1980 * Total: 6.127 - Urbano: 1.382 - Rural: 4.745
1991 * Total: 6.057 - Urbano: 1.781 - Rural: 4.276
2000 * Total: 6.413 - Urbano: 2.326 - Rural: 4.087
Fonte: IBGE - 1940/50/60/70/80/91/2000

Este Município concentra 70% da sua população na zona rural e tem a sua economia baseada na agricultura e pecuária. Desde sua criação através da emancipação político-administrativa vem sendo direcionado para a população da zona rural benefícios como: educação, saneamento básico, energia elétrica, comunicação e estradas, para que não aconteça o chamado "êxodo rural".
Formaram-se então as vilas e comunidades:
. Água Limpa;
. Barro Branco;
. Boa Mente;
. Brejo;
. Cachoeira Alta;
. Cambiocó;
. Campo Grande;
. Cascata;
. Colosso;
. Cruz da Moça;
. Jenipapo;
. Gouveia;
. Inveja;
. Mangueira;
. Maravilha;
. Mavorte;
. Monteiro;
. Panelão;
. Paredão;
. Ponte Preta;
. Prosperidade;
. Recreio;
. Valão da Serra;
. Valão dos Porcos;
. Vargem Alegre.
Imagem abaixo: planta que deu origem ao nome: Ubá





Nenhum comentário: