PÁGINA INICIAL

segunda-feira, julho 09, 2007

Projeto:
"O Oásis da Região Noroeste com Desenvolvimento Sustentável".(Imagem enviada por Norma Lúcia Vieira dos Santos)

4 comentários:

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Norma, você é uma pessoa que, como várias outras, dentro da cidade, admiro.
Para um projeto assim ter sido idealizado é porque a necessidade surgiu. Certo?
Como sabemos, não só em nosso município, mas no país, (questão de "cultura"), a leitura é muito pouco feita. Fazendo com que a falta de informação, de conhecimento seja prejudicial a "todos".
Agora, no nosso caso, existe "realmente" a falta de conhecimento sobre o que os produtos químicos que são usados nas lavouras de tomate causam ao meio ambiente?
Até quando será trabalhado o lado de orientar?
Na semana passada recebi um vídeo, por e-mail, que por certo você deve ter recebido, através de mim, também. Vídeo esse que havia uma adolescente canadense de 13 anos discursando para líderes, jornalistas, etc.
No discurso feito por ela, simples palavras foram ditas. Simples e fáceis de serem entendidas, como:
*Vocês não tem como ressucitar os animais extintos, recuper as florestas que um dia existiram... apenas parem de destruir.
*Façam suas ações refletirem suas palavras...
*Você é aquilo que faz, não aquilo que você diz.

Bem, qual de nós já não ficamos com má vontade de ouvir algo?
Ex.: Se alguém chegar perto de outro alguém e dizer: vim te falar sobre a natureza... Muitos ouvem por educação, muitos nem ouve. E isso vale para muitos outros assuntos.
Então acredito que a ação tenha mais peso que a palavra.

Deixei esse comentário para você, porque como eu, sei que também acredita na humanidade, acredita em mudanças para melhor... Espero que o projeto aconteça e faça a diferença ;).

Paz e Bem

Monique Eccard disse...

Realmente esta visão deve ser próxima ao de um paraíso!!!!!
Parabéns a minha linda amiga Norma!!!!! Lindo..muito mesmo!!!
Belo projeto!!!!!!
Nota 10000...amiga!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Desde 1999 o Escritório Local, incorporou definitivamente em sua forma de atuação o planejamento e operacionalização de novos desafios na área de desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental, tendo por base as unidades geográficas definidas como Microbacias Hidrográficas.
2001 marco destes trabalhos, lançamento do “Projeto São José de Ubá Oásis da Região Noroeste Fluminense com Desenvolvimento Sustentável”, onde várias ações com muita luta vem sendo desenvolvidas no Município para que este projeto a médio e longo prazo seja um modelo para a Região Noroeste do estado.
Alguns trabalhos, fruto deste Projeto vêm acontecendo em nosso Município, tais como:
- Já a implantação do projeto CT-Hidro Embrapa Solos em parceria com a Emater-Rio, UFRJ/COPPE, UERJ e SEAAPI.
Os principais objetivos são interagir a Pesquisa \ Ensino \ Extensão \ Produtor Rural, incentivar o planejamento e gerenciamento da terra através de técnicas que minimizem os processos de degradação dos recursos naturais com ênfase no incremento da disponibilidade de água para o lençol freático, desenvolver novas tecnologias de indicadores ao planejamento do uso das terras com base nos parâmetros físicos-hídricos do solo, avaliar as mudanças no uso e nas condições da terra e implantar um sistema de gestão participativo dos recursos hídricos local.
A continuação e expansão deste trabalho envolvem a parceria com todos os órgãos competentes, nas áreas de Educação Ambiental, Capacitação Técnica, Monitoramento dos Corpos d’água e o uso de defensivos agrícolas.

Norma Lúcia Vieira dos Santos
Suprvisora Local da EMATER-RIO - São José de Ubá