PÁGINA INICIAL

sábado, julho 07, 2007

É com grande satisfação que aos poucos percebemos o quanto esse nosso espaço tem contribuído para momentos de alegria.
Existe um pensamento muito interessante que diz:
“Cooperação é a convicção plena de que ninguém chega a lugar algum a não ser que todos cheguem lá.” (Virginia Burden)
Então é com maior satisfação que vemos chegar outras pessoas com novas idéias, para nosso espaço, fazendo, assim, com que permaneçamos num diferencial para o bem.
Deixo aqui publicado idéias, convites, histórias, brincadeiras e o que mais vier desde que não seja algo voltado ao interesse pessoal.
Nesse nosso espaço estando ele sendo administrado por mim ou por quem vier no futuro, que ele tenha sempre o ideal de coletividade, atuando com muito respeito ;).
Paz e bem


São José de Ubá-RJ - A partir de 2001
por Norma Lúcia Vieira dos Santos

"O Oásis da Região Noroeste com Desenvolvimento Sustentável."

Sou Extensionista Social da EMATER-RIO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), estou Pós graduando Educação Ambiental e Gestão Territorial, na Empresa onde trabalho prestamos serviços a população que mora nas áreas rurais.

A nossa atuação nos tempos atuais vem adquirindo cada vez mais importância nas áreas prioritárias tais como: Educação, Saúde, Segurança Alimentar, Saneamento básico,etc...
Quando reunimos famílias rurais, não só passamos informações como também estabelecemos ou viabilizamos um processo de conscientização sobre as questões da comunidade que vai levar os indivíduos a uma tomada de posição sobre sua realidade local (regional/nacional), diferente da anterior.
Trabalho no Município de São José de Ubá-RJ, um Município de criação recente, mas sua história é remota, datando ainda do século XIX.
Durante o período entre o surgimento da localidade até meados da década de 60, prevalece como base da economia local, o cultivo a diversificação de produtos agrícolas: café, cana de açúcar, feijão, algodão e milho, e em média escala a pecuária leiteira.
A partir da década de 60, inicia-se o desenvolvimento do plantio do Tomate "o cognominado ouro vermelho".
Atualmente São José de Ubá ocupa o 1º lugar no ranking estadual de produção de tomate é o 5º de produção nacional.
Nosso Município além de acumular o título de maior produtor de tomate do estado do Rio de Janeiro, tem também o título de cidade da Região Noroeste dotado com a menor área de mata nativa com apenas1% da área total do município coberta por área revegetada.
O processo de desmatamento para fins lucrativos e as queimadas desordenadas para limpeza dos terrenos veio ocorrendo ao longo das décadas com os diversos cultivos produzidos no Município, o despreparo dos produtores na utilização dos defensivos agrícolas e manejo do solo aumenta os riscos de degradação ambiental e da sua própria saúde.
O Município não possui nenhum curso de rio, onde ao longo dos anos com a falta de conscientização da população na busca desenfreada sem métodos adequados, para alcançar maior produtividade deixou São José de Ubá , em estado crítico de esgotamento ambiental, com o agravamento da população que vive em condições sofridas, cada vez mais evidentes.
A degradação ambiental alarmante tem como causas mais visíveis, a escassez hídrica, face ao desmatamento predatório em grande escala, o mau uso nas práticas agrícolas.
Com o assoreamento dos ecossistemas de água doce, a desregulagem do sistema hídrico, a escassez de água e o empobrecimento da biodiversidade. Assim nosso Município se tornou mais seco e bastante problemático, apresentando fenômeno possivelmente um processo de desertificação em andamento.
Preocupados com esta situação no ano de 2001 a EMATER-RIO e a Prefeitura Municipal, lançou um Projeto de transformar "São José de Ubá no Oásis da Região Noroeste Fluminense Cidade com Desenvolvimento Sustentável".
A tônica deste Projeto é de se trabalhar com Educação Ambiental estabelecendo diferenças entre as diversas técnicas a serem aplicadas tanto na zona rural como na urbana, uma vez que estes ambientes apresentam características próprias tais como: população, flora, fauna, comportamento local entre outros. Com essas diferenças é que vamos ampliar na consciência da população a formação do conceito de que a qualidade de vida está intrinsecamente relacionada a um ambiente equilibrado .Toda a população deve estar, bem consciente , para que esse processo se transforme num exercício de cidadania, onde os conhecimentos de todos funcionarão como um ponto de partida para a compreensão de diferentes realidades,aumentando a percepção dos problemas particulares de cada grupo, até se chegar a um consenso sobre a melhor maneira de se efetivar a gestão de seu ambiente.
Em nosso Município objetivamos a mudança de visão do meio ambiente, através de práticas interligadas aos eventos e fatos históricos ocorridos no passado, até os problemas ambientais presentes, gerados tanto pelas sociedades passadas como pelas atuais.
Portanto, ninguém melhor do que aquele que convive com toda essa dificuldade, seja ele Prefeito, Comerciante, Técnico, Produtor, Professor, etc., para realizar essa tarefa conjunta, planejada de acordo com a realidade vivenciada no seu cotidiano, visando o desenvolvimento sustentável adequado e justo para o nosso Município.
Todos adquirindo a consciência real da inter-relação entre o homem e o meio num instrumento essencial para mostrar a necessidade de uma efetiva mudança de comportamento de padrões de sobrevivência enquanto ainda é possível reverter o processo de degradação ambiental e humana deflagrada pelas mãos do homem.
Como sabemos da importância deste Blog para o nosso Município esta sempre publicando excelentes reportagens que abordam todos os aspectos que necessitamos, achei por bem passar as responsáveis pelo mesmo esta esta matéria sobre o" Projeto Óasis " lançado em 2001 em São José de Ubá.
É somente através de parceiros comprometidos com seriedade no desenvolvimento de um País mais justo com mais igualdade de qualidade de vida para todos, que vamos realmente a médio e longo prazo transformarmos a nível local, regional, nacional e mundial o nosso Planeta num verdadeiro "Oásis".
Norma Lúcia Vieira dos Santos
Supervisora Local Emater-Rio
São José de Ubá

2 comentários:

Monique Eccard disse...

Este projeto é tudo de bom!!!!!
Deixo aqui publicado que minha amiga Norma Lúcia tem meu total apoio...seja quando for necessário.
Temos de abraçar as causas nobres. E assim como minha amigona Sandra o faz, com as lindas e informativas publicações eu apoio de outras tantas maneiras que forem possíveis e requis
itadas......
Parabéns pela parceria....meninas...

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Amigona Monique, em relação a esse projeto "não" existe parceria entre eu e Norma.
Da minha parte eu só amo e respeito a natureza como cidadã do mundo ... tipo: estou no mesmo barco seu... "apoio se precisar"
A Norma já precisa ir mais além pois a profissão dela requisita que aconteça: correções, orientações.
Como é um projeto, minha amiga e sócia no blog, que acontecendo fora do papel acontecerá um bem sem olhar a quem, não me importei em publicar ;)
Que a cidade precisa de algo nesse sentido... precisa mesmo. É muito sério!
Paz e bem