PÁGINA INICIAL

sábado, junho 16, 2007

CORPUS CRISTHI - SÃO JOSÉ DE UBÁ
Texto: Anderson Alves Ribeiro (Dedei)
Imagens: Aiumara PfaltzgraffNesta festa da Igreja comemorada no MUNDO TODO tivemos a graça de participarmos de uma grande festa da nossa Igreja aqui de São José de Ubá , a participação em massa da comunidade ( rural e urbana) tanto nas confecções dos tapetes como na procissão que foi lindíssima tivemos a oportunidade de adorarmos Jesus Eucarístico com toda força do nosso coração e respondemos a ordem do Senhor ( tomai e comei isto é o meu corpo) e é exatamente o que aconteceu a festa do corpo de Cristo.
Que todos possamos adorar a Jesus Hóstia Santa sempre a cada dia mais.

Segue abaixo a Homilia de Bento XVI deste ano.

Na festa de Corpus Christi, a Igreja revive o mistério da Quinta-Feira Santa à luz da Ressurreição. Também a Quinta-Feira Santa conhece a procissão eucarística, com a qual a Igreja repete o êxodo de Jesus do Cenáculo para o monte das Oliveiras. Jesus, naquela noite, sai e entrega-se ao traidor, ao exterminador e, precisamente assim, vence a noite, vence as trevas do mal. Só desta forma, o dom da Eucaristia, instituída no Cenáculo, encontra o seu cumprimento: Jesus entrega realmente o seu corpo e o seu sangue. Atravessando o limiar da morte, torna-se pão vivo, verdadeiro maná, alimento inexaurível para todos os séculos. A carne torna-se pão de vida.
Na procissão de Corpus Christi, acompanhamos o Ressuscitado no seu caminho pelo mundo inteiro. E, precisamente fazendo isto, respondemos também ao seu mandamento: "Tomai e comei... Bebei todos" (Mt 26, 26s.). Não se pode "comer" o Ressuscitado, presente na figura do pão, como um simples bocado de pão. Comer este pão é comunicar, é entrar em comunhão com a pessoa do Senhor vivo. Esta comunhão, este ato de "comer", é realmente um encontro entre duas pessoas, é deixar-se penetrar pela vida d'Aquele que é o Senhor, d'Aquele que é o meu Criador e Redentor. A finalidade desta comunhão, deste comer, é a assimilação da minha vida à sua, a minha transformação e conformação com Aquele que é Amor vivo. Por isso, esta comunhão exige a adoração, requer a vontade de seguir Cristo, de seguir Aquele que nos precede. Por isso, a adoração e a procissão fazem parte de um único gesto de comunhão; que respondem ao seu mandamento: "Tomai e comei".







Paz e Bem








5 comentários:

Monique Eccard disse...

Linda festa, perfeitos tapetes....
Prova de que a fé..remove montanhas.. nos faz ser felizes cada dia mais, com mais amor pelo próximo..e dignidade..por nossos princípios....
Parabéns ao Dedei pelo textoe a Dona Mara pelas fotos!!!!!!
Paz e Amor sempre!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tenho a alegria de ver como o amor a Jesus na Eucaristia floresceu e continuará a florescer em São José de Ubá. Como missionário agora aqui em Portugal, se mostro essas fotos para algum irmão padre, as mostrarei com alegria,pois são expressão da vossa fé e amor, que deve, é claro se expressar no dia-a-dia.
Parabéns. Que a bênção do Senhor esteja sempre com vocês e vossas famílias.
Pe. Marcelo

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

Olá Pe. Marcelo,
muito engrandecedor receber sua visita em nosso espaço e perceber que, nossa, também, intenção em estar eliminando um pouco, através do nosso trabalho aqui, saudades de ubaenses ausentes ou ubaenses de coração é conseguida, de certa forma.
Esperamos que não deixe de passar por aqui de quando em quando e abençoar, com seu carinho e fé, nosso espaço.
Pedi a Bernadete para te enviar o link do blog pois sei o quanto, de saudade, os cidadãos ubaenses deixam em quem parte.
Com certeza o povo de Portugal deve ser tão acolhedor quanto o povo do Brasil, e de certo o senhor encontrou e convive com pessoas tão especiais quanto as que existem em São José de Ubá ... Mas fica aqui, nesse espaço, uma oportunidade para que esteja, um pouco, perto dos ubaenses.
Obrigada
Paz e Bem

Bernadete disse...

Ausente mas sempre presente...
Este é "O Padre Marcelo"

Um grande abraço e muita saudade.

Monique Eccard disse...

Muito nos honra o carinho que tem por nossa cidade Pe Marcelo
Visite sempre que der nosso site e comente sempre que o coração pedir!!!!!!
Um forte abraços e chuvas de bençãos para todas as famílias sempre!!!! Amém!!!!!
Fica na Paz!!