PÁGINA INICIAL

domingo, janeiro 07, 2007

FOLIA DE REIS
No município de São José de Ubá-RJ existe a satisfação em ter e manter essa bela culturaNa falta de conhecimento em escrever sobre essa cultura: FOLIA DE REIS, fiz uso da tradicional forma, existente hoje, de, também, aprender que é através da pesquisa virtual.
Pelo valor dessa publicação acredito que um texto esclarecedor merece estar presente.
Apesar do fato de ter sempre apreciado essa cultura, não havia, ainda, buscado o conhecimento.
Na noite do sábado (06/01/2207) a convite do amigo Marcionílio os foliões se fizeram presente em sua residência, com isso proporcionando a todos nós, os convidados, uma noite super divertida.
E aqui fica registrado que em nosso munícipio, São José de Ubá, a FOLIA DE REIS também faz parte da nossa cultura e é aguardada todos os anos ;) FOLIA DE REIS: is um festejo de origem portuguesa e ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazidos para o Brasil, mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas cidades, sobretudo da região Nordeste.
ORIGENS: Na tradição católica, a passagem bíblica (Novo Testamento), em que o Messias anunciado foi visitado por "uns magos", tornou-se uma visitação feita por Reis (a partir do século III). Incorporada como verdade (no século VIII), a estes reis foram dados nomes (Belchior, Baltazar e Gaspar) e ador como santos pelo hagiológio.
Fixando o nascimento de
Jesus Cristo a 25 de dezembro, marcou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.
Como forma de festejar os eventos natalinos, as casas eram visitadas por grupos que tocavam músicas alegres, em nome dos "Santos Reis". Esta tradição, oriunda de Portugal, ganhou força no Brasil do
século XIX, mantendo-se viva em muitos lugares, sobretudo nas pequenas cidades dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, etc.
O TERNO DE REIS: No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, são feitos por grupos, muitos deles organizados e com propósitos sociais.
Cada grupo, chamado em alguns lugares de Terno de Reis, é composto de músicos - onde os instrumentos são em sua maioria de confecção caseira, como o reco-reco, tambores, flautas de pífaro e outros - dançarinos, cantores e um líder. As canções, a maioria com temas religiosos, realizam o ritual da visitação onde na verdade o propósito, ao contrário dos Reis da tradição, não é o de levar presentes, mas de recebê-los.
Estes presentes vêm, pelo dono da casa premiada com a visita, em bebidas, dinheiro para a manutenção do grupo, ou mesmo das comidas natalinas.
GRUPOS INCREMENTADOS: Uma das formas de sobrevivência da manifestação folclórica, sobretudo em grandes cidades, foi a incorporação nos Ternos de elementos figurativos, destinados sobretudo para a apresentação junto aos turistas. Fantasiados com máscaras, e usando de danças alheias ao costume, entretanto, e com apresentações durante todo o ano, esses grupos não atendem ao preceito tradicional e culturalmente valioso.
CANÇÕES: As canções de Reis são por vezes ininteligíveis, dado o caos sonoro produzido. O ritmo em geral ganha contornos de origens africanas, com fortes batidas, e com um clímax em que os membros rodam em círculo contínuo.
Um componente, entretanto, permanece imutável: a canção de chegada, onde o líder pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde o Terno agradece a acolhida e se despede.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida prima ,
parabens por este espaço ,num mundo onde as pessoas fazem tudo por intersse aprendemos com você aqui como é bom fazer o que nos da prazer, a matéria da folia de Reis ficou muito boa , que neste ano nós possamos ser como os Reis magos quando perguntado o que foram fazer procurando o menino e eles responderam " VIEMOS ADORA-LO" paz e bem para todos e um ano muito legal de muitas alegrias e sempre nos braços da toda Santa.
JESUS NOS AMA MUITO E NÓS?
Anderson ( dedei)

Monique Eccard disse...

As palavras do nosso amigo Dedéi..já dizem tudo!!!!!!!
Tudo ficou muito bom...
Meus compadres: Adriana e Marcionílio, são ótimos anfitriões!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!

Anônimo disse...

festinha bem animada hein!
perdi outra festa...q droga...:(
bjos tiaaa!