PÁGINA INICIAL

quinta-feira, novembro 16, 2006

:) VOCÊ É O HUMOR QUE VOCÊ TEM ;)
Uma matéria super legal para ler ... Não tem nada haver com matérias da cidade, mas é, por certo, algo que se acrescenta.
O humor, assim como a beleza é fácil de identificar, mas difícil de definir. Seria ele “o repouso da alma”, como escreveu Santo Tomás de Aquino? Ou “a maior bênção da humanidade”, como queria o escritor americano Mark Twain? Por muito tempo, a definição do humor usada pelos psicólogos que estudam o assunto foi aquela criada por Sigmund Freud, o inventor da psicanálise. Em seu Os Chistes e a Sua Relação com o Inconsciente, Freud escreveu que o humor é o maior mecanismo de defesa do ser humano, um instrumento que permite equilibrar as emoções e elaborar as frustrações. Hoje, a psicologia prefere enxergar o humor menos sob a ótica individual e mais à luz de sua capacidade de influir nos relacionamentos. O tipo de humor que uma pessoa pratica é um componente forte na percepção que os outros têm dela, na definição que se dá à sua personalidade.
OS QUATRO TIPOS DE HUMOR:
Corrosivo - Agregador - Autodepreciativo - De bem com a vida
*CORROSIVO
Empregado para criticar, provocar e manipular os outros por meio do sarcasmo e do ridículo. O autor da piada costuma usar a desculpa de que tudo não passou de “uma simples brincadeira”. Esse tipo de humor pode pôr em risco a convivência no trabalho e os relacionamentos amorosos.

*AGREGADOR

Estimula a convivência social. Pessoas com esse tipo de humor costumam ser populares. Surpreendem a todos com suas tiradas e reduzem as tensões em situações desconfortáveis. Tem também o seu lado negro: pode ser usado para excluir alguém de um grupo.


*AUTODEPRECIATIVO

Próprio de quem utiliza seus defeitos para divertir os outros. É comum entre pessoas que não se encaixam em determinados padrões sociais mas são ávidas por atenção – como o garoto gordo que se torna o mais divertido da turma. Quem usa esse tipo de humor, que corrói a auto-estima, corre o risco de desenvolver depressão e ansiedade.


*DE BEM COM A VIDA

É o humor de quem sempre enxerga um lado positivo em tudo na vida. Diante de um problema, em vez de ficar apreensivo ou nervoso, dá um passo atrás e ri dos absurdos do cotidiano. Vários estudos mostram que esse tipo de humor traz benefícios à saúde.

Segue, abaixo, um teste que identifica o humor predominante existente em cada um.

Nenhum comentário: