PÁGINA INICIAL

sexta-feira, junho 24, 2011

Tradicional Fogueira de São João - ubaenses caminhando sobre brasas

Nessa publicação fica uma vontade pessoal resolvida: finalmente matei a vontade de ver pessoalmente a caminhada sobre a brasa da tradicional fogueira de São João.




A fogueira é acessa bem mais cedo, e por volta das 23h30 começa a retirada dos troncos que não foram totalmente queimados. Assim ao chegar às 24h o que se vê são apenas carvões incandescentes; e eis chegado o momento de se passar (com fé) sem que aconteça queimadura na sola dos pés.



Bem, não posso falar pelos pés dos outros, ou seja, alguns que caminham sobre as brasas informam que realmente, pela questão da fé, não queima a sola dos pés. Acabei ficando até com vontade de experimentar passar, no próximo ano, para informar por mim mesma se queima ou não :). Mas, pensando bem, se eu tenho dúvida se queima ou não, é porque falta a fé... chiiii no meu caso vai queimar.

Enfim, de qualquer forma não vou negar que realmente vi pessoas caminhando sobre as brasas, sem abuso, sem irresponsabilidade, e saindo tranquilamente.

Detalhe: nas fotos que aparecem as pessoas caminhando precisei usar o flash da máquina, então não apareceu perfeitamente bem como estavam as brasas. Quem caminhou sobre as brasas, assim o fez em cima dessas brasas que aparece nessa foto:









A fogueira que aqui encontra-se registrada foi a da Vila do Jenipapo - zona rural.
Em São José de Ubá também teve a tradicional fogueira na Vila da Inveja-zona rural e na zona urbana (próximo ao campo do cinza).

Nenhum comentário: