PÁGINA INICIAL

segunda-feira, maio 10, 2010

MEDALHA TIRADENTES

Quando temos oportunidade de ver um ser humano recebendo uma medalha por mérito, também temos a oportunidade de apreciar um lado muito belo da vida: é o lado que vem de valores morais indiscutivelmente belos.
Nesse caso, aqui, recebeu a mais alta condecoração concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – MEDALHA TIRADENTES, o cidadão político José Hylen – prefeito municipal de São José de Ubá-RJ.
É isso aí... Ele abaixou a cabeça para receber a Medalha Tiradentes: medalha essa que veio para ser a primeira recebida por um ubaense. Mas, o que sei é que a Medalha Tiradentes nele foi colocada, só que, por certo, naquele momento simbolizava estarem recebendo também: à família que muito o apoia; os amigos que o valoriza; a equipe de trabalho que confia; e muitos outros que se encontram na sociedade civil torcendo por SÃO JOSÉ DE UBÁ.
Espero que essa seja apenas a primeira de muitas outras MEDALHAS TIRADENTES que virá para a História da cidade de São José de Ubá-RJ.
Com meus sinceros cumprimentos, pelo belo momento,
Sandra Valeriote

Sessão Solene de Entrega da Medalha Tiradentes ao Excelentíssimo Senhor Prefeito José Hylen Gomes Ney.
Quadra Poliesportiva José de Campos Filho “Madureira” - Parque das Águas -
07/05/2010

*A Medalha Tiradentes foi instituída pela RESOLUÇÃO nº 359 de 08 de agosto de 1989 de autoria do Deputado Floriano Cinelli, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e é destinada a premiar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do
Estado do Rio de Janeiro. Foi instituída por ocasião das comemorações do bicentenário da Inconfidência Mineira, em 21 de abril de 1989, representando um marco histórico na perpetuação do Poder Legislativo de nosso Estado.
Traz, em seu anverso, a efígie do Protomártir da Independência - o republicano libertário, Alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes; no seu reverso, a inscrição latina que significa “Liberdade ainda que tardia”, circundada pelo contorno geográfico do Brasil.
O prédio do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo do Estado, constituiu-se num significado testemunhal, culminando por motivar a criação da Comenda. Fora construído, em 1926, sobre os alicerces da então Cadeia Pública, para onde Tiradentes, advindo de sua prisão da Rua dos Latoeiros, fora conduzido e permanecera em calabouço, por um curto período, aguardando a leitura da sentença de sua execução à forca, no Largo da Lampadosa, em 21 de abril de 1792.
A MEDALHA TIRADENTES é, pois, honraria que muito dignifica quem a recebe, por traduzir a nobreza dos ideais libertários de altruísmo. É a mais alta condecoração concedida pela
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

















Nenhum comentário: