PÁGINA INICIAL

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Amamentação

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora.
Por que proteger a amamentação é importante?
O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes necessários na quantidade exata de que o bebê precisa. Nenhum outro alimento é capaz de substituí-lo. Nos primeiros seis meses, o leite materno é suficiente. Depois de 6 meses, continue amamentando até os 2 anos ou mais e ofereça, gradualmente, outros alimentos saudáveis.
O que mais o bebê ganha mamando no peito?
Afeto e saúde. Amamentar é um ato de carinho e, além disso, oferece proteção contra infecções, alergias e outras doenças. Sugar é um excelente exercício para: desenvolvimento da face da criança, da fala, para ter dentes bonitos e boa respiração.
Que vantagens a amamentação traz para a mãe?
O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, além disso, a mulher perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.
Por que não usar mamadeiras ou chupetas?
Elas costumam modificar a maneira de mamar e muitos bebês passam a não querer mais o peito. Podem causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções. Acredite, seu filho prefere seu leite, seu peito, seu colo!
Como amamentar?
A mãe deve dar o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Ele deve mamar até que fique satisfeito. É importante que ele esvazie bem uma mama antes de você passá-lo para a outra mama. O leite do fim da mamada tem mais gordura e, por isso, mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.
Dicas úteis para uma boa amamentação:
• A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.
• Evite bebidas alcoólicas, fumo e drogas.
• A mãe que tiver excesso de leite pode doá-lo a um banco de leite humano e ajudar outros bebês que precisam.
Não se esqueça: Os bebês costumam mamar com muita freqüência, principalmente nos primeiros meses. Isso é normal. Nem todo choro do bebê é fome.
Outras leis que protegem a amamentação.
• Licença-maternidade de 4 meses. Após esse período, as mães que trabalham registradas e que amamentam, nos primeiros 6 meses, têm direito por lei a 2 pausas, de meia hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho.
• Os pais têm direito à licença-paternidade de 5 dias a partir do nascimento do bebê.
• Vários Municípios, Estados e Empresas já concedem às suas funcionárias licença-maternidade de 6 meses.
Orientação para a mãe trabalhadora. Durante as horas de trabalho ou em casa, a mãe pode ordenhar o seu leite e guardá-lo em frasco limpo e fervido, numa geladeira, por até 24 horas, ou no congelador ou freezer, por até 15 dias. Este leite pode ser oferecido para a criança quando a mãe estiver fora de casa, em um copinho. Antes de oferecer o leite ao bebê, é preciso aquecê-lo em banho-maria.
Acredite, você é capaz de amamentar seu filho!
Esses e outros assuntos foram conteúdos da palestra realizada dia 04/08, no Centro Cultural em São José de Ubá na Semana Mundial de Aleitamento 2008 com a Equipe de Profissional da Secretaria Municipal de Saúde e gestantes (na imagem).

fonte: informe comercial - agosto 2008

***

Comunicado para você que acompanha as publicações do blog.

Está acontecendo de sair publicações de matérias do Informe Comercial da Associação Comercial de São José de Ubá, do ano passado; esse motivo é por questão de atraso da minha pessoa. Eu havia escrito, na publicação da primeira edição, que estaria publicando no blog assuntos sobre o informe: acabei me atrapalhando, e agora estou cumprindo com um prometido.
Não leve a mal, é mais num sentido de ficar entre nossos arquivos assuntos que foram escolhidos com muito carinho, pela equipe responsável, para serem levados aos leitores.
Obrigada pela companhia através dessa leitura.
Paz e bem!




Nenhum comentário: