PÁGINA INICIAL

sábado, janeiro 31, 2009

Ansiedade: A Angústia do Vazio

A ansiedade tornou-se um caso de saúde pública. Quando fazia minha pós-graduação em Teoria Psicanalítica, uma mestre, Dra. Tereza Chedid, Psiquiatra, fez a seguinte afirmação: “A ansiedade é a doença que mais mata neste tempo”.
Mas o que é ansiedade? Ansiedade é um sentimento de apreensão, mal-estar, tédio, preocupação, angústia e medo. Creio que a raiz da ansiedade é o sentimento de insegurança. A pessoa ansiosa está sempre com a impressão de que algo impossível de ser enfrentado vai acontecer. A ansiedade põe fermento em nossos problemas tornando-os em gigantes invencíveis. Saia fora dessa! A ansiedade paralisa a mente.
A pressa que algumas pessoas têm de viver tudo instantaneamente acaba muitas vezes encurtando sua própria vida. "Prefiro viver 10 anos a 1000, do que 1000 anos a 10". Essa frase do cantor e compositor Lobão não só traduz seu modo de vida, mas o de toda uma geração. A ansiedade não conhece limites e não tem fronteiras. O pobre preocupa-se em ganhar dinheiro; o rico, em mantê-lo. Lembre-se que o futuro está no útero e o passado no cemitério. Não permita que a preocupação deixe você ansioso, desmotivado, irritado e com medo do que poderá acontecer amanhã. Seja alegre, entusiasta, aprenda a relaxar; encha a sua mente com coisas boas. Lança fora o medo. Uma pessoa com medo não consegue enxergar a beleza da vida. Creia em você mesmo e, sobretudo creia em Deus, porque sem Ele a vida não faz sentido.

Um forte abraço, Geovar Poubel da Silva (Pastor e Psicanalista)
fonte: informe comercial - II edição*julho/08*ACIA-SÃO JOSÉ DE UBÁ

2 comentários:

Anônimo disse...

Bacana o novo logotipo do blog!

Anônimo disse...

Muito boa e interessante a matéria.
Eis a questão: como viver sem ansiedade em um mundo tão conturbado como este em que vivemos? Tem coisas que não dependem somente de nós, com certeza podemos fazer algo em prol da "não ansiedade". Mas daí viver sem ela em todos os nossos dias!!!
Abraços, Larry.