PÁGINA INICIAL

terça-feira, dezembro 02, 2008

Relatório de Eventos - 2008
COORDENAÇÃO:
- Supervisora Local da EMATER-RIO e Técnica Executora do Projeto Rio Rural GEF: Norma Lúcia Vieira dos Santos

EXECUÇÃO:
-Engº Agrônomo da Defesa Agropecuário-RJ: Paulo Sérgio Silva Leite
-ER-II- EMATER-RIO Saulo de Tarso Lettiere Martins

A EMATER-RIO, Projeto Rio Rural GEF e Comitê Gestor da Microbacia Santa Maria/Cambiocó (COGEM), realizou no dia 12 de novembro de 2008 o “I Dia do Campo Limpo”, que teve como objetivo mobilizar os responsáveis envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos (agricultores, distribuidores, cooperativas, indústria, fabricante e poder público). No cumprimento da Lei Federal nº. 9974/2000, sendo, portanto os realizadores responsáveis pelo transporte das embalagens vazias a partir das unidades de recebimento até a destinação final (reciclagem ou incineração) e também responsável pelo destino ambientalmente adequado desses materiais.
O Recolhimento foi realizado em todas as vilas do Município relacionadas abaixo:

1 – Ubá – Valão da Serra - Maravilha – Mavorte – Recreio – Ponte Preta Ubá;

2 – Ubá - Cambiocó – Santa Maria - Gaveta, Chalé – Quero Ver – RJ 186 – Ubá;

3 – Ubá - Inveja – Panelão – Vargem Alegre – Cachoeira Alta – Mangueira Serrinha – Cruz da Moça – Ubá;

4 – Ubá – Barro Branco – Colosso – Campo Grande - Jenipapo - Boa Mente – Romão – RJ 186 Ubá.

O evento contou ainda com a exposição de artesanato e lançamento da Campanha de Sacolas Ecológicas, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado com as mesmas ao meio ambiente.
A supervisora Local e Executora do Projeto Rio Rural GEF Norma Lúcia Vieira dos Santos, deixou uma mensagem especial em comemoração aos 50 anos de Extensão Rural no Estado do Rio de Janeiro e os 30 anos de Extensão Rural no Município de são José de Ubá, que honrosamente ela pode participar de brilhantes trabalhos realizados de grande relevância para os agricultores familiares ao longo destes anos.
A seguir para conclusão do I Dia do Campo Limpo, para completarmos o trabalho de conscientização de todos os tipos de embalagens que agridem o meio ambiente tivemos como palestrante a Extensionista Social-II Rosane Graziolli Bendia do Município de Varre Sai, que falou sobre Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo foi conscientizar a população responsável, por ações de melhoria do meio ambiente dentro da Microbacia Santa Maria/Cambiocó investindo em cidadania e assim criando exemplos positivos para o desenvolvimento Sustentável da comunidade.
Finalizando tivemos uma palestra sobre Coleta Seletiva com o Presidente da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente Luiz Carlos Fernandes e Nilza Santos. Mostrando-nos o objetivo da mesma, muito preciso focado na inclusão, através de trabalho formal, de grupos socialmente esquecidos. E o trabalhado que a ITCP - Incubadoras tecnológicas de Cooperativas Populares que é coordenada pelos cursos de extensão universitária centraram os seus esforços em fortalecer a ação da cooperativa para ajudar a fornecer novas respostas e maneiras de diminuir a distância entre trabalho, economia e cidadania.
Assim vem trabalhando esta Cooperativa em prol de ações que aumentam a qualidade de vida através de sua própria ação contínua e não através de ciclos ocasionais. A “memória que a mesma quer deixar é a das conquistas possíveis através do trabalho em equipe na luta para combater a pobreza”.
Com isto tentamos mostrar que as Cooperativas só se tornarão fortes quando houver a consciência verdadeira do indivíduo o que é trabalhar em grupo como traduz muito bem um lindo provérbio chinês que afirma: "Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia; ensine-o a pescar e você o alimentará pela vida inteira.”.
O evento contou com a participação de 45 pessoas entre jovens, mulheres, lideranças locais e agricultores familiares.
Lave e devolva as embalagens vazias de agrotóxicos.
A natureza agradece!
***
Relatório de eventos - parte II
Comunidade da Santa Maria - São José de Ubá-RJ
No início de 2008, o Escritório Local da EMATER-RIO, foi procurado por órgãos municipais e produtores em busca de solução de várias práticas erradas que vem sendo aplicadas em nosso município em virtude do plantio de tomate e o uso indiscriminado de agrotóxicos, em busca de solução fizemos contatos com - Engº Agrônomo da Defesa Agropecuária-RJ Paulo Sérgio Silva Leite, onde firmamos um compromisso de realizarmos uma Campanha de embalagens Vazias de Agrotóxicos em todo o Município.
Para realização da mesma nos reunimos com os lojistas do Município e Secretarias Municipais para montarmos o calendário de ação da campanha para conscientização dos alunos de todas as escolas e associações de produtores rurais.
No dia 29 de setembro de 2008, foi lançada a campanha para conscientização de jovens, mulheres, alunos e agricultores. A mesma foi composta por palestras em todas as escolas e associações do Município, com o objetivo de educar a população quanto as suas responsabilidades previstas na Lei Federal 9.974/2000.
Mostramos que a educação e conscientização do agricultor a respeito da correta realização da lavagem e devolução das embalagens é uma responsabilidade tripartite que deve ser exercida pelo poder público, distribuidores e fabricantes de defensivos agrícolas..
Para dar continuidade ao processo educativo iniciado pela campanha e para ampliar a conscientização de agricultores sobre os corretos procedimentos a serem realizados com as embalagens vazias de fitossanitários, foi realizado distribuição de folders nas escolas associações, Secretarias Municipais, lojas de insumos, postos de recebimento de leite, utilização de rádio etc.
Para finalizarmos nossa Campanha de 2008, realizamos no dia 12 de novembro o I Dia do Campo Limpo, que teve como objetivo mobilizar os responsáveis envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos (agricultores, distribuidores, cooperativas, indústria, fabricante e poder público). No cumprimento da Lei Federal nº. 9974/2000.
***
O mal causado pelo agrotóxico te faz, também, vítima agricultor:





***
Na oportunidade, apresentação das imagens do projeto "bolsa ecológica". Já antes mencionado entre nossas publicações que o trabalho estava sendo desenvolvido.
APOIO:

Prefeitura Municipal de São José de Ubá;
Associação de Revendedores;
Associações dos Produtores Rurais de São José de Ubá;
Rádio Ubá FM 104,9;
Grupo: Cogem Santa Maria/ Cambiocó


Assunto enviado pela EMATER-RIO
SÃO JOSÉ DE UBÁ-RJ.
Paz e bem!
















Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao município p iniciativa e principalmente, por perceberem q mudanças acontecem nas escolas...