PÁGINA INICIAL

quinta-feira, abril 17, 2008

M.C.N.H. = MUITA CALMA NESSA HORA

Caro leitor, essa é uma publicação que poderá favorecer num sentido “multifuncional”.
Nesse caso o assunto prioriza “acidente de carro”, que acontece com muitos e de várias formas.
Um que aconteceu comigo se deu dessa forma:
Estava vindo de uma cidade próxima a São José de Ubá (Itaperuna), já um pouco atrasada, mas, vi três conhecidas no ponto de ônibus e ofereci carona. Elas aceitaram e eis que segui...
Pois bem, já chegando à estrada (que deixa a cidade para trás), eis que na frente do meu veículo seguia um ônibus, e quando olho pelo retrovisor vinha, também, um ônibus.
Não era ponto para ultrapassagem, então seguia entre os dois.
Naquele momento a distância do meu carro para o ônibus da frente era o estabelecido pela lei de trânsito, mas algo me incomodava porque olhava pelo retrovisor e via o ônibus “colado demais” na traseira do meu veículo :0.
Aí aconteceu: algum veículo que ia bem a frente freou para entrar numa estrada; o de trás freou, o outro freou e foram todos freando, até chegar ao ônibus que estava na frente do meu veículo: que freou também. No ato lembrei do ônibus que estava “colado demais” na traseira do meu veículo e pensei: “danou-se!”. Pela velocidade que todos estávamos naquela estrada só se aquele ônibus virasse fumaça para não passar por cima do meu carro.
Foi questão de segundos, o ônibus não passou por cima do carro mas veio batendo na traseira empurrando o carro até o ônibus que estava à frente.
Meu carro ficou igual um sanduíche, comigo e mais três (uma delas grávida). Ninguém se feriu!
Bem, acredito que somente quem já participou de acidente de carro conseguirá entender o que significa o barulho (som) “da batida” na cabeça da gente. O que significa aquela espera “da batida” (com aquele barulho terrível) terminar pra gente vê se sobreviverá aquele momento. Da minha parte, com os gritos que dei no momento que estava acontecendo o "barulho da batida", nem sei como não findei meu percurso nessa vida ou das conhecidas que estavam comigo causando algum ataque cardíaco.
O que sei é que ao ter vivido esse momento, formas de viver sentimentos, de viver determinadas situações, de olhar determinados valores, passaram a ter ponto de vista diferente. Não vi como um simples fato, mas, sim, como lição - lição para ser respeitada.

***

Mas mudando o tipo de acidente de carro; hoje em São José de Ubá aconteceu um que "foi algo de outro mundo". Pois é! Se algum dia "eu" for abduzida por algum E.T. vou perguntá-lo como foi.
Vamos ao fato:
Hoje quando saía da gráfica para ir almoçar eis que ouço o pessoal na rua em burbirinhos:
“O Padre Valdemir acabou de entrar com o carro dentro do lago no parque das águas.”
Então num primeiro momento a pergunta é: “Ele está bem?” “Machucou alguém?” Depois que
recebemos a notícia de que ninguém se machucou e a situação complicada ficou para o carro... É isso: ficamos melhor. Apesar do sistema nervoso dá pessoa sofrer alteração, a tristeza vir: bem sabemos (quem já passou), é preciso um pouco de descontração para aliviar o momento.
Nesse caso, quando lá cheguei e vi o carro, o primeiro pensamento que tive foi à forma estranha dele pescar – Pensei:
“Mas que jeito de pescar é esse?”.
Você, caro leitor, poderá perceber, através das imagens abaixo, a razão da minha primeira impressão.
Mas não foi pescaria!
Então precisei ter um segundo pensamento que foi:
"Meu pai do céu, o Padre Valdemir deve ter assistido algum filme do agente secreto britânico, James Bond - o 007 – e pensado que o carro dele estava estruturado para veicular pelas águas – tipo: iria se transformar num submarino e sair do outro lado".
(aliás é agente "secreto"... ok? Se alguém ler isso aqui e passar pra frente deixará de ser secreto, e o James Bond estará exposto - não me responsabilizo por tal notícia vazar).
Observe as imagens:


Agora detalhes:

Detalhe número 1 - O mais importante: ninguém se machucou, nesse acidente do Padre Valdemir. Nem mesmo os patinhos e os marrequinhos foram atropelados: apenas vieram ao local para ver o objeto estranho que adentrou no habitat natural deles, mas continuaram bem.

Detalhe número 2 - Quando fui ao local (que fica próximo) deixo explicado que não levei máquina fotográfica. Fui na preocupação. Mas quando lá cheguei e vi a cena - não resisti - pedi para não tirar o carro da água pois rapidamente voltaria trazendo a máquina fotográfica para o registro.

Detalhe número 3 - Para quem não entendeu minha imaginação, tente entender o Marco André fazendo pose para sair na foto.

Detalhe número 4 - Essa fica para o Padre Valdemir - Padre, e agora com o carro arrumando? Sei que ninguém irá lhe deixar a pé. Da minha parte acredito que a Monique seja alguém legal para emprestar o carro, dela. O meu até ofereceria, emprestado, mas tá tão fraquinho. Pois é! M.C.N.H.

Os patinhos e marrequinhos salvos do quase atropelamente aquático.

*
Várias, pequeninas, coisas, nem sempre legal, acontecem no dia-a-dia.
E as palavras ao serem pesquisadas no dicionário apresentam uma "mesma resposta" para todos que buscam:
Aborrecimento = Ação ou efeito de aborrecer. 2. Desalento, desgosto. 3. Fastio, indisposição. 4. Repugnância, tédio
Tristeza = Estado ou qualidade de triste. 2. Falta de alegria; melancolia. 3. Aspecto de quem revela aflição; mágoa.
Decepção = Frustração de uma esperança; desilusão, desengano. 2. Surpresa desagradável.
Dor = sensação desagradável ou penosa, causada por um estado anômalo do organismo ou parte dele; sofrimento físico. 2. Sofrimento moral. 3. Dó; pena, compaixão. 4. Remorso. S. f. pl. Pop. Os sofrimentos do parto.
*
Além dessas, muitas outras palavras “difíceis - que representam sentimentos” (difícil =adj. m. e f. 1 Que não é fácil, que custa a fazer, que dá trabalho. 2 Complicado, intrincado. 3 Obscuro. 4 Exigente. Sup. abs. sint.: dificílimo e dificilíssimo) sempre estão, de alguma forma, fazendo parte da vida de cada um.

Apesar das respostas, ao serem lidas, apresentarem um mesmo conceito, cada um acaba criando algum diferencial, com seu próprio jeito e direito de ESCOLHER SUPERAR (superar = v. Tr. dir. 1. Subjugar, sujeitar, vencer. 2. Ficar superior a, sobrelevar a. 3. Exceder, sobrepujar. 4. Fazer desaparecer; desfazer. 5. Passar além; galgar) os momentos. Apenas: Que Deus esteja sempre presente: no momento da escolha ;)
Tem uma frase muito lindinha que diz:

“Não mostre a Deus o tamanho do seu problema, mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus.”
*

Se você, caro leitor, que estiver visitando o blog, é alguém que acha melhor sempre levar "tudo que é complicadinho" para o lamento...







Grata pela sua companhia através dessa leitura!
Paz e bem, Sandra Valeriote











2 comentários:

Monique Eccard disse...

Me atentei muito aos detalhes!!!!
Com certeza se o Padre Valdemir precisar do meu carro, pode contar a qualquer momento, se bem que ficaioa triste, se meu querido padre estivesse impossibilitado de ver a vitória do meu fluminense no domingo próximo..;)
Que bom que foi apenas um acidente de percursso!!!!!
E está a disposição ...meu "pretinho básico!"
Saudações Tricolores"......

Monique Eccard disse...

E com muita calma nesta hora, seria fácil descrever a reação de padre Valdemir, na hora do ocorrido!!!!!!!!!!!
Seria tipo: não se preocupem : O bem material não nos faz engrandecidos!!!!!
Tira o carro do lago e>>>>>>>>>>>>>> "Bota-fogo>>>>>>> de amor....... no momento deste..... pois tudo vale a pena e com certeza, foi um momento previsto .. e nada planejado pela obra divina!!!!!!!!!
Apenas meu carrinho..queria fazer companhia aos peixinhos e aves aquáticas que estavam presentes no local!!!!
Saudações tricolores!!!!!!!!!!
PS: Padre Valdemir, estou aguardando o senhor no Mercado Ubaense ou em minha casa, para conversa de âmbito particular e sócio cultural!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!