PÁGINA INICIAL

terça-feira, junho 26, 2007

FESTA JUNINA
pesquisa realizada e dados fornecido por Norma Lúcia Vieira dos Santos
(Norminha)

Nessa publicação estará um bom apanhado dessa bela tradição, com:

origem, crendices popular e receitinhas deliciosas ;)

Paz e Bem

Fotografia: Norma Lúcia (Norminha)

ORIGEM DA FESTA JUNINA

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos। Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o "pãozinho de Santo Antônio". Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
***
SIMPATIAS
Sabedoria de bananeira
Na noite de São João, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) na bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca que nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a). Outra variante dessa simpatia diz que o nome do(a) futuro(a) marido/mulher aparecerá escrito no caule da bananeira. Alguns preferem ver o nome escrito no tronco da bananeira. Ainda há outra variante, mais rápida: enfia-se a faca na bananeira e, ao retirá-la, você ouvirá o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
Papéis mágicos
Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
A idade do cônjuge
Passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o sobre o telhado de sua casa. Se na manhã seguinte ele ainda estiver verde, é sinal de casamento com pessoa jovem. Se estiver murcho, com pessoa mais velha.
Oráculo de carvão
Pegue dois pedaços de carvão da fogueira de São João. À meia-noite, coloque os carvões em uma bacia com água. Se afundar o maior é porque o marido vai morrer primeiro. Afundando os dois, o casal vai morrer junto. Se os dois carvões boiarem, o casal terá vida longa.
***
CRENDICES
*Sonho lotérico
Se você sonhar com um bicho na véspera de São João, deve jogar na loteria porque vai ganhar com certeza.
*Energia do santo
Regue as plantas antes de o Sol nascer, no dia de São João. As plantas crescerão bem mais fortes.
*O poder do carvão.
O carvão que sobra depois que a fogueira apaga adquire poderes sobrenaturais. Com ele, pode-se cobrir os ovos das aves para que a ninhada seja forte e saudável..
*Andar com um pedaço de carvão da fogueira no bolso traz felicidade e dinheiro o ano todo.. *Jogar na fogueira um galho de alecrim, arruda ou uma trança de alho espanta o mau-olhado..
*Os carvões que restarem podem ser enviados a parentes e amigos, pois são considerados bentos..
*Quem possuir um carvão da fogueira viverá até o próximo São João.
*O poder do mastro.
Para obter boa colheita, prenda junto à bandeira do mastro laranjas, pencas de banana e espigas de milho, pedindo a proteção dos santos.. As espigas de milho que ficam no mastro são recolhidas e usadas para o plantio. Dizem que quem achar no dia da festa uma espiga com 15 fileiras ficará rico.
***
São João na cozinha
No dia da festa de São João, era costume deixar as portas das casas abertas. Os vizinhos e conhecidos podiam entrar para provar os pratos de uma mesa muito farta e variada. No Norte e no Nordeste do Brasil, come-se ainda muita castanha-do-pará ou de caju e guloseimas feitas de coco ou de macaxeira. No Sul e no Sudeste, muito pinhão e amendoim. Mas quem impera nas festas juninas é o milho. Além de ser um dos alimentos mais antigos do mundo, originado aqui mesmo nas Américas há pelo menos 7 mil anos, a época de sua colheita coincide com as festas juninas. Experimente fazer estas receitas. São fáceis e podem ser preparadas também pelas crianças - sempre, é claro, com a supervisão e ajuda de um adulto.
RECEITINHAS
Bolo de milho
Pé-de-moleque com farinha
Pé-de-moleque
Bolo de fubá de massa cozida
Canjica
Canjica com amendoim
Bolo de milho com coco
Curau
Quentão
***
*Bolo de milho
Ingredientes:
4 espigas de milho
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de chá de manteiga
1 lata de leite condensado
4 ovos
Preparo:
Bata a manteiga em creme e, sem parar, junte o leite condensado e os ovos. Acrescente o milho ralado e peneirado. Em seguida, misture levemente a farinha de trigo peneirada. Por último, misture o fermento. Despeje em fôrma para pudim, untada e polvilhada,e asse em forno médio por 35 minutos.
*
*Pé-de-moleque com farinha
Ingredientes
1 prato ou ½ quilo de amendoim descascado
2 rapaduras pequenas
½ prato de farinha de mandioca
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
Preparo:
Coloque os amendoins em uma assadeira e torre-os no forno. Retire-lhes a pele colocando-os sobre um pano limpo e esfregando. Passe os amendoins na máquina de moer carne ou soque-os com um pilão.Derreta as rapaduras em 3 xícaras de água com o gengibre. Deixe ferver até o ponto de bala. Junte o amendoim e a farinha de mandioca e misture.Retire do fogo e bata o doce com uma colher de pau, despejando-o em seguida sobre o mármore dapia untado com manteiga ou margarina. Corte o pé-de-moleque em quadrados ou losangos.
*
*Pé-de-moleque
Ingredientes:
1 prato fundo de amendoim descascado
3 copos de leite
2 pratos fundos de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Preparo:
Leve os amendoins ao forno médio por cerca de 30 minutos, revirando-os de vez em quando para que torrem por igual. Para retirar-lhes a pele com facilidade, basta colocá-los num pano limpo e esfregar. Reserve os amendoins. Coloque todos os ingredientes, menos os amendoins, em uma panela grande. Em fogo brando, deixe ferver por uma hora e meia, mexendo até formar uma calda grossa.Unte com manteiga ou margarina o mármore da pia. Retire do fogo a calda grossa e bata-a bem com uma colher de pau. Quando começar a açucarar, acrescente os amendoins, misturee despeje no mármore. Corte em quadrados ou losangos e deixe esfriar antes de separar os pés-de-moleque.
*
*Bolo de fubá de massa cozida
Ingredientes:
½ litro de leite
3 xícaras de chá de fubá
2 colheres de manteiga ou margarina derretida
1 ½ xícara de açúcar
3 ovos
1 colher de fermento em pó erva-doce e sal a gosto
Preparo:
Prepare uma mistura em ponto de angu com o fubá, o leite, a erva-doce, o açúcar e o sal. Deixe esfriar. Bata à parte as claras em neve, acrescente as gemas e misture-as com um garfo no angu já frio. Leve para assar, em fôrma untada e polvilhada, em forno quente. Depois de frio, corte em quadrados.
*
*Canjica
Ingredientes:
1 e ½ xícara de milho de canjica
1 lata de leite condensado
leite
canela em pó para polvilhar
Preparo:
Na véspera, deixe o milho de canjica de molho em água fria. Renove a água e cozinhe em panela de pressão com 3 litros de água fria por 2 horas. Depois de cozido, junte uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite e deixe ferver por mais cinco minutos, mexendo sempre. Despeje em uma tigela e sirva polvilhada com canela.
*
*Canjica com amendoim
Ingredientes:
1 quilo de canjica
2 litros de leite
1 coco pequeno (400 gramas) ralado
250 gramas de amendoim torrado e moídoaçúcar a gostocanela em paucanela em pó
Preparo:
Deixe a canjica de molho de um dia para o outro. Cozinhe com água suficiente para cobrir a canjica - na panela de pressão é mais rápido. Quando estiver com pouca água, coloque o leite, o coco e o amendoim e deixe ferver. Depois é só acrescentar a gosto o restante dos ingredientes. Sirva em tigela pequena ou prato fundo.
*
*Bolo de milho com coco
Ingredientes:
8 espigas de milho
5 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina
2 copos de leite
½ pacote de coco ralado ou leite de coco.
Preparo:
Corte as espigas de milho pela altura, retirando os grãos. Despeje o milho no liquidificador e junte a ele todos os outros ingredientes (coloque metade do pacote de coco ralado ou um pouco de leite de coco, de acordo com sua preferência). Despeje tudo em uma assadeira ou em uma travessa grande bem untada de margarina e leve ao forno quente.
*
*Curau
Ingredientes:
10 espigas médias de milho verde
2 litros de leite integral
3 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
canela em pó
Preparo:
Depois de limpas e lavadas, rale as espigas em um ralador comum de cozinha. Passe uma colher pelos sabugos para extrair mais sumo e misture-o ao milho ralado. Coloque o milho em uma tigela grande e misture 1 litro de leite. Coe a massa em um pano, apertando bem. Aos poucos, adicione o outro litrode leite à massa que está dentro do pano, apertando-o para tirar mais caldo. Continue adicionando leite e apertando o pano enquanto o caldo coado sair muito amarelo. Despeje o caldo de milho em uma panela grande e acrescente o açúcar e o sal. Cozinhe por45 minutos, mexendo sempre. Prove para testar o cozimento. Você também pode saber se está bem cozido pelo cheiro forte de milho. Despeje em recipientes pequenos; polvilhe com a canela, se quiser. Pode ser servido quente, frio ou gelado.
*
*Quentão
Ingredientes:
1 garrafa de pinga
2 litros de água
150 gramas de gengibre cortado
açúcar a gosto (mais ou menos ½ quilo)
cravo, canela e erva-doce
Preparo:
Faça um chá com o cravo, a canela, a erva-doce,o gengibre e o açúcar. Doure um pouco 1 xícara de açúcar, acrescentando em seguida 4 xícaras de água. Depois que o açúcar derreter, despeje essa calda no chá. Quando for servir, retire o gengibre e coloque a pinga. Esta receita pode ser feita dias antes e guardada em garrafões bem tampados.





Nenhum comentário: