PÁGINA INICIAL

quinta-feira, março 08, 2007

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Nesse dia INTERNACIONAL DA MULHER que fique em nosso blog uma publicação específica ao dia, que por certo é um dia muito especial.
Mensagens falando sobre mulher tem várias, sendo cada uma mais intensamente bela que a outra. Mas por esse lado especial “demais” acredito que sempre deve surgir assuntos diferentes “demais”.
Pois bem, a princípio pensei em pedir algumas, entre as várias, mulheres ubaenses que são maravilhosas em suas vidas, fazendo jus ao merecimento de super homenagens, para contribuir com o blog deixando mensagens personalizadas. Então em busca de idéias de como seria feita essa publicação, me veio a mente a certeza do quanto, nós mulheres, somos verdadeiramente importantes. Do quanto, nós mulheres, fazemos a diferença. Do quanto, nós mulheres, merecemos... e merecemos ser amadas (mesmo não sendo, por vezes, compreendidas :) :)).
Com essa certeza me veio outro pensamento para essa publicação que seria encontrar alguém que pudesse de um jeito simples fazer parte dessa publicação sem que, o mesmo, fizesse parte desse universo feminino. Acredito ter feito a escolha correta devido a ética existente na vida desse ser humano. Então nessa publicação cujo assunto é mulher, temos a participação engrandecedora do amado amigo Geovar Poubel - Pastor da Igreja Batista (totalmente conhecido por todos da nossa cidade).
Antes da participação do pastor Geovar, deixo algumas palavras da minha própria pessoa (Sandra=Mulher).
Para começar fica o esclarecimento de que aqui não se vende idéias, que seja nessa ou em outras publicações. Somos seres únicos (ou como diz minha querida amiga Monique: - somos ímpar). As diferenças que existem em cada um de nós é exatamente o que engrandece a humanidade. O que seria do mundo se fôssemos todos iguais em seus ideais? Com quem aprenderíamos com total igualdade? Como é imprescindível então essa diferença na humanidade! Além de nossas, próprias, idéias, quantas milhares estão vivas dentro de cada um de nós?! E são justamente essas milhares de idéias que vão impulsionando uns aos outros (Que maravilha quando esse impulso vai para o bem! – PARA O BEM DE TODOS!)
Como o assunto é MULHER (esclarecimento: tudo é, apenas, ponto de vista), parece existir uma área maior de idéias sendo impulsionada para esse universo feminino.
Mas até que ponto essas, inúmeras, idéias estão sendo benéficas ou não para nós, mulheres? Será que estamos realmente nos realizando por completas ou tendo prejuízos desnecessários como se estivéssemos matando uma vaca para eliminar apenas um carrapato?
Acredito na imensa força das MULHERES (faço parte, graças a Deus, desse universo feminino). Mas não consigo ver benefícios em ultrapassar limites de forças desacreditando em nossa essência, grande maioria, sensível. Por mais que busquemos ser razão, a emoção que nos contempla não sai de nós.
Não sou contra a conquista da liberdade (aliás, liberdade é um direito de todo ser humano) ... Mas que seja liberdade de expressão justa ... liberdade de conquistar sonhos dignos. Buscar liberdade não é o mesmo que buscar igualdade ou superioridade em relação aqueles que por Deus veio diferente de nós: o homem. É para se ter muito cuidado, pois talvez de fato não diferenciando “a busca” aconteça de se matar uma vaca para eliminar apenas um carrapato: trazendo assim o prejuízo desnecessário!
A conversa que tive com meu amigo pastor Geovar, vem agora, nessa publicação, com um pouco do muito que conversamos. Espero ser essa publicação um diferencial para esse dia Internacional da MULHER UBAENSE e também não ubaense, de alguma forma.


Sandra Valeriote: - Nosso município é um lugar pequeno. Digo que São José de Ubá possui uma personalidade única (em sua cultura e hábitos). Em se tratando da mulher, o sr. acredita que ela se beneficia em morar num lugar pequeno como o nosso nos dias atuais?

Pastor Geovar: – Depende. Ela se beneficia, basicamente, do ponto de vista social (os relacionamentos). Numa cidade pacata como a nossa, todo mundo está perto de todo mundo. Num breve passeio pela cidade é possível rever dezenas de amigos, fazer algumas constatações e ficar por dentro do que está acontecendo ao redor (e mulher, diga-se de passagem, gosta de estar conectada a tudo). Creio também que ela se beneficia por ter os seus por perto na maioria dos casos(marido e filhos), mas esta realidade está mudando a olhos vistos. Reunir a família à mesa para se comer aquela tradicional macarronada aos domingos é quase impossível, o que era muito comum há pouco tempo.
A mulher ubaense perde muito em lazer e cultura. A nossa realidade econômica e geográfica nos priva de alguns privilégios. Mas há ganhos secundários nós sabemos.


Sandra Valeriote: - Há pouco tempo o mundo entrou em São José de Ubá através da Internet. O sr acredita que a nova geração de mulheres irá manter a cultura e hábitos locais tendo esse diferencial em sua adolescência, no caso, a Internet?

Pastor Geovar: – Primeiramente é preciso entender que a Internet não é boa nem má em si mesma. Ela é apenas uma ferramenta nova que veio para ficar. Quanto uma possível mudança no comportamento da mulher será inevitável. A sociedade está em constante mutação. Moro aqui há 13 anos. Muita coisa mudou. Às não sentimos porque as mudanças acontecem em gotas homeopáticas. A tecnologia está mudando o comportamento da mulher brasileira. O acesso a Internet tem dado sua contribuição, mas as novelas globais estão ditando as normas. São 80 milhões de brasileiros que assistem novelas todos os dias. Este fenômeno não ocorre em nenhum outro país do mundo. É muito lixo com cara de entretenimento. Uma pesquisa feita há mais ou menos dois anos, estudiosos norte-americanos da área do comportamento humano disseram que a TV é a responsável número 1 na formação de opinião. Isto é preocupante no meu ponto de vista.



Sandra Valeriote - A mulher, que décadas passadas era a esposa, a mãe, a dona do lar; agora em sua luta pela liberdade se tornou a profissional em serviços fora do lar. Acaso isso agrediu ao homem ao ponto de fazê-lo esquecer gentilezas que a mulher necessita?

Pastor Geovar: – A revolução feminina, a busca frenética pela emancipação da mulher que teve início na década de 70, gerou uma crise na família sem precedentes. A mulher está ainda hoje tentando provar o que para si mesma? A que custo tem feito isso? Que a mulher é competente para exercer qualquer função de liderança ninguém tem dúvida. Veja o caso da presidente do Chile a senhora Michelle Bachelet; a Primeira-Ministra da Alemanha, Ângela Merkel; a Secretária de Estado dos EUA, a senhora Condoleezza Rice. A mulher é extraordinária!
A minha preocupação é com a família. Deus criou a família com um propósito específico. Se mexemos na engrenagem a família sofre e é o que temos visto hoje em dia. Com a saída da mulher para o mercado de trabalho, o comportamento no seio da família ficou sensivelmente afetado. Veja só o que está acontecendo com os adolescentes de classe média. Por que estão se envolvendo com drogas e prostituição? Por que o índice de suicídio está crescendo entre eles? A culpa não está na educação secular. A questão não é econômica. É familiar. Algumas executivas estão deixando pra se engravidar aos 40 anos porque “precisam” aproveitar para se estabelecer financeiramente e/ou profissionalmente. Há casos em que algumas param de amamentar seus filhos, tomam remédio para secar o leite e retornam ao trabalho. Estamos amando as máquinas e usando as pessoas. A sociedade está pagando um preço muito alto por causa disso. A criança precisa receber afeto, carinho, atenção de sua genitora. É algo intransferível. A babá e a creche jamais substituirão o papel da mulher-mãe.
Atenção mulheres! Não estou fazendo apologia para que a mulher continue dirigindo um fogão Continental 2001. A Bíblia diz que Cristo é a cabeça da Igreja e o marido é a cabeça da mulher. Paulo apóstolo está falando de liderança e não de quem tem mais poder ou influência. Deus criou a mulher para estar ao lado do homem e a fez também com o dom da maternidade. Se a mulher tentar ignorar sua própria estrutura bio-emocional terá uma sensação de incompletude!
A propósito, parabéns a vocês pelo seu dia!




Minha consideração final dessa publicação fica o alerta de algo que o pastor Geovar respondeu em um dos questionamentos destacando, algumas poucas, GRANDIOSAS MULHERES, como a presidente do Chile a senhora Michelle Bachelet; a Primeira-Ministra da Alemanha, Ângela Merkel; a Secretária de Estado dos EUA, a senhora Condoleezza Rice. Pois bem, é preciso entender e aceitar que somos cada uma...cada uma. Sempre existiu e sempre existirá aquelas que farão grandes diferenças na humanidade, mas o importante é apenas o saber que somos, todas, importantes demais, sendo cada uma com seu próprio jeito ;).

E para homenagear todas as MULHERES UBAENSES fica aqui a imagem dessa SUPER MULHER, hoje, também ubaense.
Que está vivendo por completo o seu “EU”
KATIA com sua família (esposo Geovar Poubel, filhas: Desirêe e Denise)
Agradecimento especial ao amigo Geovar Poubel (obs.: eu (Sandra) quando escrevo para ele digito amigo, quando vou conversar o chamo de senhor - é uma confusão :):):):) Mas o importante é o ser humano maravilhoso que ele está sendo nessa vida.
Vou deixar aqui uma divulgação do lado profissional dele, sem permissão :O
Geovar Poubel - psicanalista
Formação:
*Bacharel em teologia
*Bacharel em psicanálise clínica com pós graduação em teoria psicanalítica
Tel. para contato: (22)3851.3623
Para quem não conhece o motivo pelo qual veio a ser criado o dia internacional da mulher, fica aqui a informação ;)
Dia Internacional da Mulher
Porquê o dia 8 de março
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”.

O que se pretende com a celebração deste dia

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e leva a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Paz e Bem
Sandra Valeriote

Um comentário:

Monique Eccard disse...

Belas e sinceras palavras do Pastor Geová.....Fico feliz por nós mulheres termos com o tempo conquistado e lutado para se estabelcer, nesta sociedade, ás vezes hipócrita, mesquinha, subordinada..evaziva..mais também às vezes sincera, humana, realista....solidária!!!!
Soubemos com moral e dignidade saber dissernir o certo do errado!!!! Mesmo que quebramos a cara vez por outra, sempre nos reerguermos mais fortes.....mais MULHER!!!!!!!!!!!
Justo este dia ser Internacional a todas as Guerreiras..do mundo!!!!!!